Gimonde, Bragança
Fundada em 1998 e sediada em Gimonde, a 4 km de Bragança, a Bísaro – Salsicharia tradicional é uma unidade industrial do setor da transformação de produtos alimentares que produz enchidos tradicionais, confecionados com Carne de Porco Transmontano dop, de suínos de Raça Bisara, como o Salpicão de Vinhais (IGP), a Chouriça de Carne de Vinhais (IGP), a Alheira de Vinhais (IGP), o Butelo de Vinhais (IGP), o Azedo de Vinhais (IGP), e a Chouriça Doce de Vinhais (IGP). A tradição aqui é sinónimo de vantagem competitiva patente no lema “Onde a tradição ainda é o que era”.
Nos últimos três anos o investimento principal foi sendo aplicado no aumento da capacidade instalada para produtos fumados e frios, e subsequente abandono da subcontratação para a preparação de alguns dos produtos, como o tratamento do presunto em nacos, efetuado habitualmente por outras unidades.
Ao capacitar o sistema produtivo através da instalação de um espaço/armazém de frio e embalamento, a aquisição de máquinas e equipamentos para o processamento de novos produtos na gama de curados, com destaque para os nacos de presunto e a valorização do lombo e cachaço curados de porco de raça Bísaro, sem ter que recorrer a terceiros para tratamento dos presuntos em nacos, a Bísaro – Salsicharia tradicional garantiu o maior controlo e ajuste do processo e aumentou a produção primária do porco de raça bísara (raça autóctone com Denominação de Origem Protegida - DOP). Este investimento foi aprovado pelo GAL CORANE, através de uma candidatura à medida LEADER do PDR2020.
Com o armazém de frio e embalamento, o objetivo é trabalhar com esta matéria-prima de excelência, com uma cura mais prolongada, para obter um produto que valoriza a diferença de um animal criado no campo, alimentado com produtos naturais da região de Trás-os-Montes.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local CORANE no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]