2013-12-04
No momento em que a maioria dos projetos de cooperação interterritorial e transnacional chega ao fim, a Rede Rural Nacional/Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Minha Terra organizam um seminário para debater as perspetivas da Cooperação LEADER no período de programação 2014-2020.
Organizado em dois painéis – dedicados ao ponto de situação e balanço da cooperação no período 2007-2013 e ao debate sobre a cooperação LEADER (fatores facilitadores, condicionantes, boas práticas e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios) – irá reunir uma centena de participantes, no Hotel Eurosol, em Alcanena, na próxima quarta-feira, 11 de dezembro.
O seminário, de encerramento do projeto Territórios Rurais em Rede II, visa também apresentar e divulgar resultados e produtos da cooperação LEADER e refletir sobre os instrumentos de monitorização e avaliação de projetos de cooperação desenvolvidos pelos Grupos de Ação Local (GAL).
Os 20 anos de experiência LEADER em Portugal são reveladores do importante papel dos projetos de cooperação no desenvolvimento dos territórios rurais e da relevância da cooperação nas Estratégias Locais de Desenvolvimento, implementadas pelos GAL.
As motivações que levam os GAL a desenvolver esta abordagem são várias mas entre as principais contam-se a partilha de conhecimento e experiências, e alcançar escala e complementaridades. Os grandes temas da cooperação são, num sentido abrangente, os produtos locais, o turismo e as metodologias de trabalho em Desenvolvimento Local.
A fim de divulgar esta intervenção de trabalho em conjunto de pessoas e entidades de diferentes territórios, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Minha Terra editaram, com apoio do Programa Para a Rede Rural Nacional, a publicação “Cooperação LEADER – Avaliação, monitorização e repertório de projetos”, que será apresentada em Alcanena.
Durante o seminário estará ainda patente a exposição “Cooperação LEADER 2010-2013” que, à semelhança da publicação, ilustra bem a diversidade de temáticas, objetivos e dimensão (financeira e das parcerias) da cooperação LEADER, que requer um enquadramento regulamentar flexível que promova o aparecimento e a experimentação de novas soluções de desenvolvimento adaptadas às necessidades dos territórios rurais e instrumentos de monitorização e avaliação adequados ao nível dos GAL.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]