Maio 2008
200 Jovens de toda a região de Entre LOusã e Zêzere reunem-se em Figueiró dos Vinhos
Terminado o 3º. Ano e último ano de Implementação nas escolas do projecto-piloto Região Solidária - A Hora da Controvérsia, o qual se assumiu como um exercício prático para as comunidades escolares, em torno dos conceitos de Cidadania e Desenvolvimento Local Sustentável, os 200 alunos das 11 escolas participantes, monitores, professores e equipa de projecto desta acção-piloto reunem-se no dia 28 de Maio de 2007, Quarta-Feira, a partir das 10h30 na Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, para um dia recheado de emoções a que não faltarão um almoço partilhado e espaço para convívio e partilha de experiências.
Participam neste projecto as escolas:
? Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos Dr. Bissaya Barreto de Castanheira de Pera
? Escola Básica do 2º. Ciclo de Figueiró dos Vinhos
? Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
? Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos de Lousã
? EPL- Escola Profissional da Lousã
? Escola Secundária da Lousã
? Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos, com Secundário, José Falcão de Miranda do Corvo
? Escola Básica Integrada Dr. Ferrer Correia do Senhor da Serra de Miranda do Corvo
? Escola Básica Integrada de Pampilhosa da Serra
? Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos Miguel Leitão de Andrada de Pedrógão Grande
? ETPZP - Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal
? Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos , com Secundário, Dr. Daniel de Matos de Vila Nova de Poiares
Programa Geral - 28 de Maio de 2008
09h00- Partida das diferentes escolas
10h30- Acolhimento pela Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, anfitriã do Encontro.
? Abertura do Encontro: Apresentação de cada Escola e Turma, com recurso ao Jogo do Amigo Secreto
? Actividades ao Ar Livre: Peddy-Paper «Conhecer as Terras de Entre LOusã e Zêzere
12h30- Almoço na Cantina da Escola Anfitriã
13h30 - Saída da Escola para Clube Figueiroense / Centro Cultural de Figueiró dos Vinhos - deslocação a pé
14h00- A Hora da Controvérsia 2006/2007: a cidadania aos olhos dos nossos Jovens
? Apresentação por escola: Teatro, Jogral, Dança, Poema, Canção, Mímicas, Apresentação de um Jornal de Noticias, Simulação de entrevistas, e programas de TV, etc, etc, etc. O que conta é a criatividade e a diversão sempre com conteúdo e informação, pois é importante que a mensagem se perceba e passe para todos!
? Mensagem para o Futuro - Divulgação dA carta dos direitos e deveres do cidadão jovem
? Entrega dos Certificados de Participação
15h30-16h00 - Despedida !?
17h- Chegada prevista às escolas
PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
O que é o projecto Região Solidária?
O projecto Região Solidária é uma iniciativa criada a pensar na promoção de valores como Participação Cívica, Solidariedade e Cidadania. Pretendemos que estas Palavras signifiquem muito mais do que Ideias e que revelem Atitudes que conduzam a Acções. Queremos fomentar junto das populações que estas palavras signifiquem responsabilidade de cada um e de todos para com os outros, para com a natureza, para com a sociedade que nos rodeia.
De que se trata a Hora da Controvérsia?
A Hora da Controvérsia é uma acção concretizada pela Dueceira/Programa LEADER+ELOZ nas escolas que integram os concelhos do seu território, no âmbito do projecto Região Solidária. Trata-se de criar, em cada escola, um espaço para os jovens, dentro do qual estes poderão reflectir e debater ideias, chegando às suas próprias conclusões, sempre em torno do conceito de Solidariedade. Com o apoio de animadores externos que lhes irão propor alguns jogos e actividades, os jovens poderão falar sobre os temas que os preocupam, dizer o que pensam e o que sentem e apontar ideias e soluções para os problemas do seu dia-a-dia e os das comunidades onde vivem.
A quem se destina o projecto?
O projecto destina-se às escolas do 2º. e 3º. Ciclos, Secundárias e Profissionais dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Vila Nova de Poiares, ou seja, todos os concelhos que integram as terras de Entre LOusã e Zêzere.
Quais as escolas que participam?
Aceitaram participar neste projecto as 12 escolas do nosso território, localizadas nos sete concelhos que integram as terras de Entre LOusã e Zêzere, ou seja:
? a Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos de Castanheira de Pera
? a Escola Básica do 2º. Ciclo de Figueiró dos Vinhos
? a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
? a Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos da Lousã
? a EPL- Escola Profissional da Lousã
? a Escola Secundária da Lousã
? a Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo
? a Escola Básica Integrada Ferrer Correia do Senhor da Serra em Miranda do Corvo
? a Escola Básica Integrada de Pampilhosa da Serra
? a ETPZP- Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal de Pedrógão Grande
? a Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos com Secundária Miguel Leitão de Andrada de Pedrógão Grande e
? a Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos com Secundária Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares.
Quantos alunos estiveram envolvidos nos anos lectivos anteriores?
Em cada um dos anos lectivos - 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008 estiveram envolvidos aproximadamente 200 alunos, perfazendo um total de 600 alunos, mais de 50 professores interlocutores e uma equipa de projecto pluridisciplinar composta por 4 elementos.
Como decorre A Hora da Controvérsia?
Cada escola criou um núcleo com 10 a 20 de jovens - correspondente a uma turma -, que todas as semanas trabalham em conjunto sobre um tema. Ao longo do ano são propostas 20 sessões, sendo realizado no final um grande encontro, designado Espaço Leader+Jovem, para divulgação do projecto e convívio entre todos os participantes.
Quais os temas das sessões?
Para o ano lectivo de 2006/2007 propõe-se o seguinte Plano Orientador Plano:
? Quebra - Gelo
? Eu a Nu
? Nós Formamos um Grupo
? Cuidado Com as Palavras
? Chapéus Há Muitos
? Ser Cidadão na Escola!
? Observatório da Solidariedade
? Vamos Construir um Projecto? o Nosso!
? Despertar para a Natureza
? Quanto Poupo ao Mundo / Dia-a-dia Ecológico
? Guardiães do Ambiente
? Tomar Decisões é um Direito!
? É Hora de Agir: Campanha do Sorriso
? Cidadãos do Amanhã
? Raid Cultural / Peddy Paper na Escola
? Escrever o Futuro? sentindo o Presente
? Pintar o Futuro
? Políticos do Amanhã
? Essencial é?
? Avaliação
? Espaço LEADER+Jovem
Qual o Mote subjacente aos Planos?
Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Década 2005-2015
Quais os Objectivos Gerais ?
Educar os jovens para a cidadania activa e o desenvolvimento sustentável, intervindo localmente no desenvolvimento das suas regiões;
Desenvolvimento Psico-Social
-Fomentar a auto-estima e a construção da identidade;
-Promover o desenvolvimento de capacidades e competências sociais;
-Desenvolver capacidades de reflexão;
-Estimular a criatividade e a imaginação;
-Permitir a discussão em torno de um determinado tema, facilitando a definição de posições e consensos e o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e argumentação;
Cidadania
- Transmitir a ideia de que todos são diferentes e com características únicas, mas iguais em direitos e deveres;
- Fazer os jovens tomar consciência de que fazem parte de uma sociedade, na qual têm um papel fundamental;
- Explorar o conceito de cidadania, direitos e deveres dos cidadãos;
- Promover o interesse para a participação e integração na vida da comunidade em que se encontram inseridos;
Solidariedade
- Salientar o significado e a importância das atitudes individuais no seio de cada grupo/comunidade;
- Valorizar a importância do contributo individual na construção de um mundo melhor, mais justo e solidário;
- Realizar exercícios para prática da solidariedade, nomeadamente acções e campanhas em instituições locais;
Desenvolvimento Local e Sustentável
- Estimular a observação crítica perante a natureza envolvente;
- Analisar e discutir comportamentos quotidianos e propor soluções viáveis para minimizar impactos negativos sobre o ambiente;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida;
- Estimular os jovens para uma atitude pró-activa na resolução de problemas ambientais locais;
- Identificar atitudes positivas e de valorização do meio ambiente;
- Criar competências nos jovens para observar e analisar o território à luz do conceito de Desenvolvimento Local e Sustentável;
Quando são realizadas as actividades?
As sessões são realizadas em período curricular.
Cada escola definiu o seu próprio horário consoante os seus interesses.
Cada sessão tem a duração de 90 minutos.
Quem financia A Hora da Controvérsia?
O financiamento advém através do Fundo Comunitário FEOGA-Orientação, no âmbito do Programa Comunitário LEADER+, mais concretamente ao nível do seu Vector 2 - Cooperação Interterritorial . Neste território, compete à Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (em parceria com a Pinhais do Zêzere - Associação para o desenvolvimento) a gestão do Programa LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere, no qual se enquadra o projecto Região Solidária - A Hora da Controvérsia.
BLOG... para que serve?
O Blog "Região Solidária - A Hora da Controvérsia" foi inaugurado no dia 23 de Fevereiro de 2006 e acompanhou os diferentes anos de execução deste projecto.
Actualmente o BLOG encontra-se em fase de actualização, visando acompanhar ´on line´ o percurso do projecto.
Através deste espaço é possível ter uma visão geral da execução da iniciativa no decorrer do ano lectivo 2007/2008.
Todos os intervenientes no processo são convidados a participar na sua construção: equipa de projecto, professores interlocutores e alunos.
Pode ser acedido através do seguinte endereço electrónico
http://ahoradacontroversia.blogspot.com
Como posso saber mais sobre o projecto e a metodologia proposta?
Foi elaborado um primeiro Relatório de Avaliação do projecto o qual foi distribuído pelas escolas em formato de CD-Rom. Através deste documento é possível compreender todo o processo de concepção da iniciativa, negociação com as escolas visando a sua implementação, construção e aplicação da metodologia, avaliação de resultados e impactos e conclusões.
Também no seu seio são apresentados os resultados do Inquérito à Comunidade Jovem, estudo que caracteriza a população escolar.
Caso este documento não esteja disponível no Conselho Executivo ou Biblioteca da escola é facilmente reproduzido, a pedido.
Actualmente, encontra-se em fase de conclusão um segundo Relatório, sendo posteriormente distribuído por todas as escolas intervenientes no projecto.
Também está a ser elaborado um Manual para disseminação da metodologia por todos os interessados.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]