Cossourado, Barcelos
Situada na Região do Minho, na bacia do rio Neiva no vale do Cávado, a Quinta de Agrelo está na família Rosas há mais de 300 anos. Neste espaço marcado por um conjunto edificado com construções de arquitetura tradicional do Minho, onde a paisagem verde estabelece uma relação com os espaços intramuros, a família decidiu unir esforços para explorar todas as potencialidades da Quinta de Agrelo, principalmente nas áreas da vitivinicultura e do turismo.
A “Vinha dos 9”, plantada no ano de 2008, quer produzir vinhos diferentes. António Silva Rosas, um dos atuais proprietários e o enólogo responsável pela produção, explica que a opção passou por apostar no cruzamento de castas pouco habituais para a região do Minho. Fugiu-se ao Loureiro e ao Vinhão e apostou-se no Chardonnay, no Alvarinho e no Gewurtztraminer, Pinot noir, Syrah e Touriga nacional, sendo, por ora, a maior parte da produção para vinificação de brancos, rosés e espumantes.
Para elaborar o vinho e abordar o mercado com vinho engarrafado, era urgente remodelar e reativar a adega existente, datada de 1935, e que tinha sido desativada aquando da fundação da adega cooperativa de Barcelos.
Com este projeto a Quinta de Agrelo volta a ter uma adega própria dimensionada para a transformação da totalidade da colheita obtida naquela propriedade, ou seja, cerca de 55 toneladas de uvas. O projeto é de dimensão controlada e visa acrescentar valor aos produtos agrícolas únicos colhidos naquela propriedade e vocacionar a empresa para comercializar internacionalmente os seus produtos.
O nome que deu origem à marca “Vinha dos 9” remete para os nove netos de Paula e Eloi Silva Rosas, sendo que, em cada ano, o nome de cada um dos netos - por ordem etária decrescente – figura nos rótulos das garrafas.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ATAHCA no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo) - alterado face ao original.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]