2016-12-21
A Conferência Temática SALOIA® – QUE MARCA?, promovida pela A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia a 13 de dezembro de 2016, na Quinta de Sant’Ana, em Mafra, que viu participar cerca de 100 atores locais, encerrou com a seguinte conclusão – com base nos recursos endógenos, existem condições para iniciar um processo de marketing territorial que permita afirmar a região saloia e alavancar o desenvolvimento económico e a criação de emprego.
À pergunta lançada pela conferência sobre a existência ou não da marca saloia, o Presidente da A2S, António Pombinho, retorquiu que “mesmo sem existir formalmente, existe já uma marca saloia, fortemente ancorada na região, em que todos se revêm de forma praticamente unânime”.
Com vista a esboçar os primeiros traçados deste projeto em concreto, sucederam-se na tribuna vários oradores com histórias, teorias, estratégias e sugestões sobre a matéria em discussão. Não só existe a predisposição por parte da associação A2S, que, nas palavras do seu presidente, quer, em parceria com os diversos atores e entidades, discutir e trabalhar um processo de marketing territorial para a região saloia, alargando-o mesmo a outros concelhos e entidades que não fazem parte da parceria ou do território de intervenção daquela associação. Como também, foi sugerido, nomeadamente por parte de Jorge Humberto, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que face à importância do estabelecimento de parcerias e criação de redes entre atores locais, a A2S “deve ser a casa comum” onde se concertam as estratégias.
Na sessão de encerramento da conferência, o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder de Sousa Silva, referiu o “orgulho em ser saloio”, que leva a apostar na afirmação da região saloia e a estabelecer parcerias fortes, evitando assim a proliferação de pequenas marcas sem expressão. Nesse sentido, o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nélson de Souza, relevou a importância dos processos coletivos de desenvolvimento territorial, em que as Associações de Desenvolvimento Local como a A2S assumem um papel decisivo.
Para exemplificar a riqueza e qualidade afinal da marca saloia, os organizadores da conferência propuseram uma mostra de produtos locais da região saloia, onde se evidenciaram o queijo fresco, os vinhos DOC de Colares e Bucelas e do concelho de Mafra, o pão e a doçaria tradicionais.
As apresentações feitas na conferência podem ser consultadas em http://www.a2s.pt/iniciativas/
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]