2017-01-12
O turismo rural é, sem dúvida, um elemento importante do setor turístico europeu, embora muitas valências e recursos continuem por explorar. Daí a organização pela EuroGîtes – Federação europeia de turismo rural, em conjunto com o MER – Movimento europeu da ruralidade, em Bergamo, na Itália, de 15 a 17 de fevereiro, da conferência – STRD 2017 “Turismo sustentável para o desenvolvimento rural”.
Através de uma abordagem holística, que integra a hospitalidade, os produtos tradicionais locais, a gastronomia, a cultura, bem como outros aspetos relevantes, pretende-se canalizar as atenções para esta realidade e libertar todo o potencial rural em termos de lazer. Este acontecimento baseia-se em “2017 Ano do turismo sustentável para o desenvolvimento” instituído pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e na implementação da Declaração de Cork 2.0.
Quatro temas principais vão ser percorrer o evento em plenária e grupos de trabalho – vitalidade (para zonas rurais inteligentes e competitivas), cadeias de valor (como é que podem ser geridas em prol das zonas rurais), experiência rural e digitalização.
A conferência vai estar dividida em vários espaços e configurações. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, cada um dos quatro temas será discutido e ilustrado através de um caso prático em plenária e no seio de grupos de trabalho, sendo que o resultado destas reflexões vai ser apresentado na sessão de encerramento. Nas manhãs dos mesmos dois dias, entre 40 a 50 casos práticos vão estar expostos noutro espaço, no chamado “Mercado de Ideias”, tendo os participantes que votar para os três mais sugestivos e estimulantes. Refira-se que os participantes do “Mercado de Ideais” vão ter a oportunidade de partilhar as suas experiências com o público em geral no fim-de-semana no âmbito da Exposição AgroTravel & SlowTravel.
O Mercado de Ideias
O concurso de casos práticos do Mercado de Ideias serve para as iniciativas inovadoras, fora da caixa ou desafiantes de turismo sustentável inseridas em zonas rurais de toda Europa e do mundo darem-se a conhecer. Esperam-se não só exemplos consolidados de sucesso, como também projetos em curso com novas perspetivas.
Programa completo e inscrição (prazo limite: 25 de janeiro) em www.strd2017.org
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]