2017-04-27
No ano da presidência portuguesa dos sete Estados e Comunidades representativas da Dieta Mediterrânica (DM) inscrita, desde 2003, na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, cabe a Portugal organizar a conferência internacional sobre esta temática milenar.
A decorrer nos dias 9 e 10 de maio, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro, “A Herança cultural da dieta mediterrânica”, vai contar com a presença do antigo Presidente da República e atual Conselheiro de Estado, Jorge Sampaio. Mas é sobretudo enquanto Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações que Jorge Sampaio é aguardado. E à frente desta missão de valorização e preservação de um património cultural imaterial comum e da humanidade, está uma aliança de sete países – Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos e Portugal.
Nesta conferência as atenções vão se centrar nas experiências de trabalho em curso nos sete Estados e Comunidades Representativas, sobretudo no âmbito das boas práticas inseridas no Plano de Salvaguarda. Abre-se a perspetiva aos vários campos do conhecimento e constrói-se uma visão abrangente da dieta mediterrânica tanto enquanto modelo cultural e estilo de vida, como padrão alimentar de excelência e de dieta sustentável. Além disso, faz-se uma análise às estratégias e projetos de investigação, de preservação e de transmissão dos valores universais da DM às atuais e próximas gerações.
A conferência apela à participação de docentes universitários e investigadores, educadores e professores dos vários graus de ensino, especialistas nos domínios da cultura e do património alimentar, da agricultura e do ambiente, da saúde e nutrição, do ordenamento para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades, e de outras áreas do conhecimento, bem como gestores e dinamizadores de projetos, empresários, estudantes e cidadãos interessados nestas temáticas.
Organizada pela Universidade do Algarve, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Tavira, no âmbito de uma candidatura ao CRESC Algarve 2020, esta Conferência conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Região de Turismo do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.
Consulte o programa da conferência em anexo e inscreva-se aqui.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]