Conferência EUROPARC 2017 faz as contas

2017-09-21

Entre 6 e 10 de setembro, 300 participantes de diferentes partes do mundo convergiram nas Montanhas Mágicas e juntos procuraram encontrar Novas Vozes, Novos Valores e discutir Novas Visões para as Pessoas e para a Natureza na Europa. Entre os participantes deste acontecimento europeu, promovido e coorganizado pela Federação EUROPARC e pela entidade anfitriã ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, encontrava-se a Federação Minha Terra.

A Conferência EUROPARC 2017 proporcionou uma oportunidade única para partilhar experiências e contactos com profissionais de Áreas Protegidas, no cenário de exceção das serras da Freita, Arada e Montemuro, abrangida pelos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Durante cinco dias, especialistas em turismo sustentável, gestão territorial e conservação da natureza centraram-se nas questões de conservação da natureza e de património cultural, bem como de gestão sustentável de todas as atividades dentro de áreas protegidas e classificadas, no âmbito de uma sessão plenária, 16 workshops  e 13 visitas de campo por sete municípios.

No ano declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a conferência EUROPARC 2017 foi saudada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e pelo Comissário Europeu do Ambiente, através de mensagens em vídeo. Se o primeiro saudou não só o capital humano e a biodiversidade des territórios, como a Carta Europeia do Turismo Sustentável concebida pela Federação EUROPARC e implementada pelas Áreas Protegidas, o segundo salientou o poder da ligação com a natureza e a necessidade de planeamento.

 I13066-CONFERX01.JPG

Entretanto e entre outros assuntos, foram apontadas algumas pistas de trabalho para o futuro das áreas protegidas, tais como: a integração da conservação da natureza na sociedade e o reconhecimento do valor económico das áreas protegidas, segundo Ignace Schops, presidente da Federação EUROPARC; o potencial da sinergia entre gestores de áreas protegidas, municípios e proprietários, segundo Humberto Delgado Rosa, responsável pelo Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia; ou, ainda, a conceção de agenda ambiental como uma prioridade permanente, segundo a ex-ministra brasileira do Ambiente no governo de Lula da Silva, Marina Silva.

Em termos federativos, a EUROPARC ganhou mais força. A FEDENATUR – Associação Europeia de Parques Periurbanos aprovou, em sede de assembleia geral, realizada em São Pedro do Sul, no dia 6 de setembro, a integração na Federação EUROPARC, cujo território de intervenção passa a estender-se a 38 países e quase 400 membros.

O próximo destino da conferência EUROPARC é Cairngorms National Park, na Escócia.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]