2022-05-11
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, enquanto Grupo de Ação Local, tem abertas candidaturas para pequenos investimentos que promovam a melhoria das condições de vida, trabalho e produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola.
O concurso, que dispõe de uma dotação de 100 mil euros, destina-se aos agricultores dos concelhos de Abrantes, Constância ou Sardoal.
A TAGUS informa que são priorizados os pedidos de apoio que incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos. O apoio, nesta medida do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, é de 50% das despesas elegíveis para investimentos desde os 100 e até aos 50 mil euros.
São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega. Os apoios nesta operação, também, permitem a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo os de prevenção contra roubos; de transporte interno e de movimentação de cargas; as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano; e outros equipamentos de valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e de branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.
Este é já o 5.º aviso de abertura de recepção de candidaturas da TAGUS nesta medida, inserida no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do PDR2020 e através Portugal 2020, e cofinanciado pelo cofinanciadas pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.
As candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico no sítio do portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), do PDR2020 (www.pdr-2020.pt) ou da TAGUS (www.tagus-ri.pt). Nestas plataformas é, ainda, a possível encontrar as orientações técnicas, o aviso de abertura de concurso e as portarias de enquadramento legal, imprescindíveis para a orientação na formalização dos pedidos de apoio.
Os interessados neste aviso podem obter mais esclarecimentos, agendando reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]