2017-07-25
O “Comunidade Rural Digital” visa a criação de uma estrutura estável de cooperação entre as administrações locais transfronteiriças para promover a inovação e a modernização administrativa e territorial. Este projeto enquadra-se no Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, conta com um orçamento total de 992.218 euros e é financiado a 75% pelo FEDER. A primeira reunião de trabalho do projeto Comunidad Rural Digital decorreu no dia 22 de julho.
Na primeira fase do projeto vai ser feito o diagnóstico e a análise do estado da arte da comunidade rural digital, no que respeita à inovação e digitalização das administrações locais das zonas rurais abrangidas pelo projeto. Paralelamente, constituir-se-á uma rede ininterrupta de inovação entre as entidades locais transfronteiriças, por meio de fóruns de troca de experiências inovadoras entre as administrações locais envolvidas.
Através desta rede de administrações locais espanholas e portuguesas vão desenvolver-se soluções tecnológicas inovadoras para uma governação inteligente e o estabelecimento de serviços públicos digitais de cidade ou de território inteligente (Smart City/Smart Territory).
A capacitação constitui outra vertente do projeto e contempla, nomeadamente, a realização de atividades formativas transfronteiriças de inovação para funcionários públicos locais, de seminários de sensibilização de cidadãos e empresas para o uso inteligente das tecnologias e de encontros temáticos sobre a inovação para técnicos TIC das administrações locais.
Nos próximos meses, a Consejería de Medio Ambiente de la Junta de Castilla y León vai instalar a fibra ótica nas 201 repartições da sua rede para acelerar a transformação digital dos seus centros. Ao substituir as ligações atuais, menos eficientes, aumenta-se o rendimento das comunicações e melhora-se a cibersegurança. Refira-se que mais de um quarto destes centros, mais precisamente 22, situam-se em localidades com menos de 4000 habitantes.
No âmbito deste projeto, também está programada a construção de um painel comum de indicadores como instrumento de medição da inovação tecnológica no seio das administrações locais.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]