Comissão Europeia promove consultas públicas sobre o novo orçamento comunitário

2025-02-14

A Comissão Europeia está a preparar o próximo quadro financeiro plurianual, que vai estabelecer as prioridades de investimento/despesa da União Europeia para o período 2028-2035. Pretendendo construir um orçamento mais simples, mais eficaz e mais direcionado, a Comissão Europeia iniciou um processo de auscultação de todas as partes interessadas, com o lançamento de um conjunto de consultas públicas.

Mantendo os objetivos de apoiar projetos e iniciativas de promoção do desenvolvimento social e económico das regiões europeias, de apoio aos agricultores e às zonas rurais, de proteção do ambiente e combate às alterações climáticas, de promoção da transição digital das nossas sociedades e de apoio à investigação e à inovação, o futuro orçamento deverá incluir:

  • Um plano por cada Estado-membro, com reformas e investimentos-chave, concebido em parceria com as autoridades nacionais, regionais e locais;
  • Um Fundo Europeu para a Competitividade, destinado a apoiar investimentos em setores estratégicos e novas tecnologias;
  • O financiamento de ações fora da União Europeia, com maior impacto, mais orientadas e mais alinhadas com os interesses estratégicos;
  • Ações adicionais de salvaguarda e proteção do Estado de direito

Na primeira fase de auscultação decorrem as seguintes consultas públicas, abertas até 6 de maio:

Posteriormente, a Comissão irá proceder à constituição de um painel cidadão, que incluirá 150 pessoas, que terão a oportunidade de debater e apresentar propostas concretas para o orçamento comunitário. Os cidadãos terão a possibilidade de contribuir para este debate, através de uma plataforma online que permitirá a troca de ideias e a discussão com os membros do painel.

A Comissão pretende que o processo de definição do novo quadro financeiro plurianual esteja concluído até ao final deste ano e que o mesmo entre em vigor a 1 de janeiro de 2028.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

VI Fórum Mediterrâneo de Direito Agro-florestal

2025-02-21, Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]