2021-07-01
A Comissão Europeia apresentou, no dia 30 de junho, a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, onde identifica os desafios que se colocam a estes territórios, assim como as oportunidades mais promissoras. A Visão, que levou em conta as consultas públicas realizadas aos cidadãos e a agentes rurais, propõe um Pacto Rural e um Plano de Ação, que têm como objetivo tornar as zonas rurais europeias mais fortes, ligadas, resilientes e prósperas.
As áreas rurais enfrentam desafios demográficos, com um crescente envelhecimento da população, associado a problemas ambientais, de conetividade, falta de infraestruturas, ausência de oportunidades de emprego diversificadas e acesso limitado a serviços, que as tornam poucos atrativas para residir e trabalhar. Por outro lado, as zonas rurais poderão ter um papel importante no combate às alterações climáticas, na preservação dos ecossistemas e habitats e beneficiar da estratégia de digitalização da UE, que poderá gerar oportunidades de desenvolvimento sustentável, que vão além das atividades tradicionais - agricultura, pecuária e silvicultura - com o desenvolvimento de novas perspetivas de crescimento da indústria transformadora e, sobretudo, ao nível da deslocalização de serviços e consequentemente de empregos para estes territórios.
Para responder aos desafios e aproveitar estas oportunidades, a Comissão Europeia desenvolverá um pacto com agentes ao nível da UE e aos níveis nacional, regional e local ligados ao desenvolvimento das áreas rurais, através da dinamização das redes existentes para troca de ideias e boas práticas.
A Comissão levará também a cabo um plano de ação, que mobilizará a Política Agrícola Comum e a Política de Coesão, em conjunto com outras políticas comunitárias que se mostrarem indicadas, para tornar as áreas rurais em territórios mais fortes do ponto de vista da dinamização, dos serviços e da participação cidadã, mais ligados, com melhores conetividades, a nível de transportes e do acesso digital, mais resilientes, do ponto de vista ambiental e social e mais prósperas, com melhoria e diversificação do valor acrescentado das atividades económicas.
A Visão prevê ainda a constituição de um Observatório Rural, para recolha e análise de dados que apoiem a tomada de decisões.
A documentação está disponível aqui. (Disponível em Inglês, Francês e Alemão)
Saiba mais aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
2º Seminário “Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas” |
2024-11-07, Universidade de Évora |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]