Centro de Interpretação da Paisagem/Observatório da Charneca

Chouto, Chamusca

As potencialidades excecionais da paisagem rural característica da Charneca Ribatejana motivaram Graça Saraiva, proprietária do Casal do Gavião do Meio, uma exploração agrícola e florestal com mais de 500 hectares, a idealizar e criar o Centro de Interpretação da Paisagem.

I13853-CHARNECA2.JPG

O Casal do Gavião, situado na localidade de Gaviãozinho, é um ‘casal de lavoura’ típico da Charneca Ribatejana, que integra uma exploração agro-silvo-pastoril baseada no montado de sobro (com certificação fsc) e na criação de ovinos em regime extensivo e em Modo de Produção Biológico (mpb), entre outras atividades agrícolas de sequeiro e regadio.

Esta antiga professora e arquiteta paisagista recuperou um armazém agrícola onde criou o centro de interpretação da paisagem da Charneca para valorizar um espaço de partilha e descoberta que quer dar a conhecer o que é o montado, as operações tradicionais, a tirada da cortiça.... numa lógica de turismo ligado à paisagem, que procura transmitir a experiência de determinadas vivências e da paisagem que lhes está associada.

I13853-CHARNECA3.JPG

Através da promoção de encontros técnicos, científicos e culturais; residências artísticas e exposições de artes visuais; workshops artísticos, científicos e ligados aos produtos locais; visitas de estudo, o Centro de Interpretação da Paisagem quer canalizar investimento e mais-valias e criar relações positivas para o território.

Este projeto de investimento de grande monta e projeção conta também com o apoio da Câmara Municipal da Chamusca, do Turismo do Alentejo – ERT e de outras entidades de relevância ao nível local, regional, nacional e também internacional.

Na mesma linha de trabalho, Graça Saraiva criou também o Observatório da Paisagem da Charneca, uma associação para estudar e divulgar o conhecimento da paisagem, em especial desta região.

  • Operação: 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração do PDR2020
  • Promotor: Casal do Gavião do Meio, Sociedade Agrícola, Agro-florestal Unipessoal, Lda.
  • Localização: Chouto, Chamusca
  • Investimento total elegível: 127.824,49 euros
  • Despesa pública: 63.912,26 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local CHARNECA RIBATEJANA no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]