Chouto, Chamusca
As potencialidades excecionais da paisagem rural característica da Charneca Ribatejana motivaram Graça Saraiva, proprietária do Casal do Gavião do Meio, uma exploração agrícola e florestal com mais de 500 hectares, a idealizar e criar o Centro de Interpretação da Paisagem.
O Casal do Gavião, situado na localidade de Gaviãozinho, é um ‘casal de lavoura’ típico da Charneca Ribatejana, que integra uma exploração agro-silvo-pastoril baseada no montado de sobro (com certificação fsc) e na criação de ovinos em regime extensivo e em Modo de Produção Biológico (mpb), entre outras atividades agrícolas de sequeiro e regadio.
Esta antiga professora e arquiteta paisagista recuperou um armazém agrícola onde criou o centro de interpretação da paisagem da Charneca para valorizar um espaço de partilha e descoberta que quer dar a conhecer o que é o montado, as operações tradicionais, a tirada da cortiça.... numa lógica de turismo ligado à paisagem, que procura transmitir a experiência de determinadas vivências e da paisagem que lhes está associada.
Através da promoção de encontros técnicos, científicos e culturais; residências artísticas e exposições de artes visuais; workshops artísticos, científicos e ligados aos produtos locais; visitas de estudo, o Centro de Interpretação da Paisagem quer canalizar investimento e mais-valias e criar relações positivas para o território.
Este projeto de investimento de grande monta e projeção conta também com o apoio da Câmara Municipal da Chamusca, do Turismo do Alentejo – ERT e de outras entidades de relevância ao nível local, regional, nacional e também internacional.
Na mesma linha de trabalho, Graça Saraiva criou também o Observatório da Paisagem da Charneca, uma associação para estudar e divulgar o conhecimento da paisagem, em especial desta região.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local CHARNECA RIBATEJANA no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado).
Documentos Anexos:
Centro de Interpretação da Paisagem/Observatório da Charneca
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]