Candidaturas abertas ao Programa Green Key 2018

2017-11-14

Até ao dia 31 de janeiro de 2018, estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem candidatar-se ao Green Key 2018.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) enquanto coordenadora nacional do programa Green Key, anunciou a abertura das inscrições ao Green Key, iniciativa da responsabilidade da Foundation for Environmental Education, que promove o turismo sustentável em 56 países.

Os objetivos do Green Key são:

  • Consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade;
  • Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração;
  • Promovera redução e eficiência no consumo dos recursos naturais;
  • Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental;
  • Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.

A redução dos impactes ambientais das atividades e serviços tem a correspondente redução dos custos associados ao consumo de energia e água, atrai mercado turístico nacional e internacional seguindo a tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento.

Com vista a preparar a edição de 2018, decorrem, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2017, várias sessões de esclarecimento sobre o programa Green Key nas várias regiões do país. As próximas datas são 21 de novembro, em Guimarães, 24 de novembro, em Vilamoura e 5 de dezembro, em Lisboa. As inscroções podem ser feitas aqui.

As candidaturas devem ser feitas através da Plataforma online Green Key. Saiba mais sobre o processo do concurso em greenkey.abae.pt/sobre/

Conheça os 93 estabelecimentos galardoados em 2017 e a rede internacional Green Key


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]