2014-09-03
A acontecer nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Espaço Multiusos de Aljezur, a Bienal de Turismo de Natureza Algarve 2014 irá reunir, pela primeira vez, um grande número de empresas de animação turística da região. As empresas podem efetuar o registo online para participar nas reuniões de negócios até 19 de setembro.
A três semanas da inauguração do evento, que contribuirá definitivamente para a afirmação do Algarve como destino de turismo de natureza, os espaços de exposição estão praticamente completos, com 96 expositores inscritos, entre empresários, participantes institucionais, produtores e restauração, o que é também um indicador positivo do interesse e potencial do turismo de natureza no Algarve, como salienta a organização.
Divididos entre as quatro rotas “Puro Algarve” – Rota da Aventura, Rota do Olhar, Rota do Tempo, Rota dos Aromas e Sabores – que integram a oferta e os recursos turísticos já estruturados na região, os empresários de turismo de natureza vão ter neste certame uma oportunidade única de garantir a visibilidade dos seus negócios junto de uma vasta audiência institucional e empresarial, bem como do público final.
A BTN’14, em parceria com a ATA - Associação de Turismo do Algarve, irá proporcionar um conjunto de reuniões B2B (Business to Business) com operadores nacionais e internacionais, e junto com a CCDR (Enterprise Europe Network) será dinamizado o Encontro Internacional de Negócios BTN2014, que permitirá às empresas algarvias e
nacionais a identificação de potenciais parceiros de negócio na Europa. Para participar nas reuniões (pré-agendadas, de 20 minutos cada), as empresas têm de fazer o registo online, no portal do evento, aqui, até 19.09, e inserir o perfil de cooperação.
Através de uma série de conferências e workshops, organizados em parceria com a Universidade do Algarve, serão dados a conhecer novos projetos de turismo de natureza no Algarve e outras regiões (Andaluzia, Espanha) e países (Austrália), que permitirão compreender o potencial estratégico do turismo de natureza da região algarvia e explorar como se estrutura, especializa e comercializa um destino de turismo de natureza.
A organização do evento fará ainda, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, ações de charme aos tour operadores nacionais e agências de viagens para que comecem a olhar para o turismo de natureza como um produto “all year round” e cada vez mais procurado pelo mercado europeu.
A BTN’14 resulta de uma parceria transnacional constituída pelas associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana, do Algarve, e entidades de Espanha e Grécia, no âmbito da cooperação LEADER do PRODER.
No site da BTN’14 http://www.btn.pt/, as empresas, os visitantes e os media podem encontrar toda a informação sobre o evento, o programa, as conferências e as reuniões de negócio B2B, cuja data limite de registo é 19 de setembro, através da plataforma criada para o efeito (http://btn2014.talkb2b.net/).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]