Biblioteca Humana vence Prémio Boas Práticas de Participação

2017-04-07

O Projeto Biblioteca Humana nasceu em Valongo, em 2010, para facilitar o diálogo entre jovens e pessoas alvo de preconceitos, criando oportunidades únicas de relacionamento e de interação interpessoal entre grupos e permitindo o confronto com estereótipos num ambiente estruturado, protegido e limitado no tempo. O promotor deste projeto que se rege pelo lema “Não julgues o livro pela capa” é o próprio município de Valongo e o espaço de intervenção as escolas do concelho.

A Biblioteca Humana é uma atividade de educação não formal que visa sensibilizar a juventude para a importância da inclusão, da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades. Após a identificação de “livros humanos”, ou seja de voluntários/as, membros de uma associação ou pessoas a título individual, que protagonizam um estereótipo – discriminação em função da etnia, do sexo, da religião, da deficiência, da orientação sexual, entre outros – é organizado um espaço numa biblioteca ou decorado como uma biblioteca vulgar. Formam-se depois vários círculos de discussão e de desconstrução de estereótipos em torno de cada um dos livros humanos. Os grupos entram interação com todos os livros humanos.

I12952-DSCX0019X3X.JPG

O projeto “Biblioteca Humana”, do Município de Valongo, venceu o galardão da melhor prática do ano de 2016 do “Prémio Boas Práticas de Participação”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Faro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Duas menções honrosas foram entregues aos projectos “Eco Parlamento – Guimarães” e “Águeda Living Lab”.

As 14 candidaturas submetidas a concurso foram, numa primeira fase, analisadas por um júri independente, composto pela Associação In Loco, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Observatório Internacional de Democracia Participativa e Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Numa segunda fase, as cinco práticas com maior pontuação foram colocadas a votação pública no site da Rede de Autarquias Participativas.

Esta iniciativa anual da Rede de Autarquias Participativas (RAP) constitui um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]