«Auto da Purificação»

2012-10-26

Palmela, 2012

Cinco semanas, seis adegas. Uma guitarra portuguesa, vários vinhos para provar. É o mote do espetáculo que O Bando leva à cena, numa iniciativa da ADREPES, no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Histórias Decantadas».

Purificação é uma aldeia perdida, «onde o vinho é tão banido como bebido, onde a água é tão venerada como esquecida, onde uma fonte é tão necessária como uma pipa!»

Nesta aldeia, «aguadilheiros bochecham e gargarejam recados, enquanto aceitam cálices de vinhateiros disfarçados. Vão desenrolando as suas histórias de abstenção e bebedeira, confundindo abraços e facadas, verdades e ebriedades, políticas e festas, vinhos brancos e águas tintas.»

Os personagens dão a conhecer não só essa aldeia imaginada, como os territórios por onde passam, onde o tempo teatral se alia aos momentos em que o público poderá desfrutar de uma prova de vinhos.

Após a estreia na Adega Cooperativa de Palmela (dia 26 de outubro), o espetáculo estará em cena durante mais quatro fins de semana em cinco adegas da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal:

- Sivipa (2 a 4.11);

- Adega de Pegões (9 a 11.11);

- José Maria da Fonseca (16.11);

- Quinta de Alcube (17 e 18.11);

- Venâncio da Costa Lima (23 a 25.11).

Saiba mais no site da ADREPES, aqui.

Em dezembro, o espetáculo - a partir de contos de Vergílio Ferreira, com encenação e cenografia de João Brites e composição musical de Jorge Salgueiro - seguirá em itinerância pelos territórios das associações parceiras do projeto.

O «Auto da Purificação» integra o projeto de cooperação LEADER «Histórias Decantadas», entre as associações de desenvolvimento local ADREPES (Península de Setúbal), ADRIMINHO (Vale do Minho) e ADIRN (Ribatejo Norte), que visa proporcionar às populações e visitantes uma experiência inovadora, cruzando o teatro e o património rural com o turismo, o vinho e a gastronomia local.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]