Palmela
Ancorada hoje na produção, transformação e comercialização de produtos vinícolas aliada à vertente do enoturismo, a Quinta do Piloto, com sede em Palmela, é herdeira de uma tradição vinícola que atravessou quatro gerações da família de Filipe Cardoso. Onde antes se produzia vinho a granel, produz-se hoje Moscatel de Setúbal e Vinho Regional de Setúbal com marca própria. Apesar da passagem do tempo, preservaram-se aqui métodos ancestrais de trabalho, tornando toda a adega num espaço museológico.
A partir de uma candidatura ao PRODER, e ao subsequente reaproveitamento do edificado existente, Filipe Cardoso abriu uma nova área de negócio no espaço da adega com uma loja de produtos da Quinta do Piloto e também da região, e uma zona de prova de vinhos e organização de eventos num ambiente de envelhecimento dos moscatéis em barricas. A zona museológica atravessa as zonas de vinificação – antiga e atual –, onde se explica todo o processo produtivo. Além de acolher visitas, o espaço também se presta à realização de provas enogastronómicas bem como outros eventos sociais.
Nas instalações antigas da adega da Quinta do Piloto são produzidos alguns dos melhores moscatéis da região, fiéis ao modo de produção tradicional.
Perspetivando o aumento da capacidade de vinificação de Moscatel, a empresa apresentou um novo projeto de investimento à Medida LEADER do PDR 2020, através do GAL ADREPESRural, para a modernização dos processos de vinificação através da aquisição de novos equipamentos e de requalificação de alguns depósitos de cimento mais antigos associados ao método de vinificação tradicional.
Este projeto permitirá aumentar não só a capacidade de produção de vinho Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, enquanto produtos de excelência da Península de Setúbal, como também a sua comercialização num espaço de relevância turística regional, que mantém a traça antiga e a arquitetura original. Para completar esta oferta, Filipe Cardoso investiu com fundos próprios na criação de alojamento turístico.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADREPES Rural, no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]