2022-04-21
Em 2020, um grupo de entidades, a convite da Animar, começou a planear a realização da MANIFesta – Assembleia Feira e Festa do Desenvolvimento Local, sob o lema "Construir Comunidades Justas e Sustentáveis".
A pandemia COVID-19 obrigou a reinventar a MANIFesta, dando lugar a um ciclo de webinários temáticos, que ao longo deste período contou já com a colaboração e participação de muitas pessoas e organizações das várias redes envolvidas na parceria desta MANIFesta e permitiu aprofundar reflexões e debates em torno dos temas emergentes associados à MANIFesta.
Em 2022, continua o caminho de reflexão e construção de propostas em prol da criação de Comunidades Justas e Sustentáveis, através da realização um conjunto de iniciativas presenciais, nomeadamente 4 Assembleias Regionais – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – e o Encontro Final MANIFesta, que decorrerá nos dias 1 e 2 de julho 2022 na Covilhã.
Nas Assembleias Regionais, que decorrerão a 30 de abril na Marmeleira (Mortágua), 16 de maio em Quintandona (Penafiel), 21 de maio em Alcântara (Lisboa) e 27 de maio em Cuba, pretende-se:
- apresentar o programa da MANIFesta e as oportunidades de participação de que as organizações dispõem;
- Identificar os compromissos que as organizações têm com os seus territórios;
- Identificar as políticas públicas e medidas concretas a que as organizações recorrem para garantir a sua intervenção, quais as sugestões para melhoria das medidas e que outras medidas são necessárias para efetivarem os compromissos com os territórios.
Este trabalho permitirá a construção da Declaração da MANIFesta, que será apresentada na Covilhã nos dias 1 e 2 de julho.
A MANIFesta é promovida pela ANIMAR, apoiada por uma Comissão Organizadora que, para além das 3 entidades da Beira Interior, que em consórcio decidiram acolher o encontro final, na Covilhã - CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela - envolve entidades e redes da sociedade civil de âmbitos diversos: APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente, APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Rede para o Decrescimento, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Fórum Cidadania & Território.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]