As regiões ultraperiféricas da União Europeia: aposta comum no LEADER

2024-07-01

A Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR) organizou na semana passada em La Palma, nas Canárias, a conferência "A metodologia LEADER e as Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia", um evento que reuniu mais de 40 representantes de diferentes territórios rurais de Espanha, França e Portugal. A conferência e o intercâmbio de experiências LEADER que se desenvolveram ao longo da semana decorreram no quadro do projeto DROM apoiado pelo programa Erasmus+.

I14691-IMAGEMX2.JPG

Ao longo da semana os representantes dos Grupos de Ação Local (GAL) e das redes territoriais de Espanha, França e Portugal participaram em reuniões, workshops e visitas a projetos LEADER e trocaram propostas e soluções para realçar a importância das regiões ultraperiféricas para o futuro da União Europeia. Entre as principais conclusões dos trabalhos destaca-se o claro empenho destes territórios em ter papel mais importante nas instituições da União Europeia. Todos os territórios envolvidos concordaram com a criação de uma rede de Grupos de Ação Local LEADER das RUP, com o objetivo de estabelecer sinergias entre os diferentes territórios, colaborar na implementação de diferentes iniciativas e capitalizar a utilização dos fundos comunitários.

I14698-CANARIAS.JPG

Secundino Caso, presidente da REDR, abriu os trabalhos, juntamente com o Diretor-Geral de Agricultura do Governo das Canárias, Javier Gutiérrez Taño, e o presidente da ADER La Palma, Luis Vicente Martín de Paz.

A delegação internacional visitou diferentes projetos promovidos na ilha graças ao financiamento LEADER gerido pela ADER La Palma. Entre eles, o centro de visitantes do vulcão de San Antonio, a adega Teneguía, que trabalha com diferentes castas de La Palma e as salinas de Fuencaliente, a Ecofinca Nogales, uma quinta em produção biológica e a rede de compostagem La Palma Orgánica, um projeto pioneiro na ilha, com possibilidades de transferência para outros territórios.

A delegação integrou representantes da Federação Minha Terra e do GAL ACAPORAMA da Região Autónoma da Madeira.

I14691-IMAGEMX3.JPG

O projeto DROM é apoiado pelo programa Erasmus+ e promovido pela Associação LEADER France, a Federação Minha Terra, a Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR), em conjunto com os Grupos de Ação Local das regiões ultraperiféricas da União Europeia.

No quadro do projeto decorreu em abril a primeira atividade de mobilidade, à ilha da Reunião, departamento ultramarino francês, estando ainda prevista mais uma deslocação, ao arquipélago dos Açores até ao final de 2024.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]