2024-07-01
A Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR) organizou na semana passada em La Palma, nas Canárias, a conferência "A metodologia LEADER e as Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia", um evento que reuniu mais de 40 representantes de diferentes territórios rurais de Espanha, França e Portugal. A conferência e o intercâmbio de experiências LEADER que se desenvolveram ao longo da semana decorreram no quadro do projeto DROM apoiado pelo programa Erasmus+.
Ao longo da semana os representantes dos Grupos de Ação Local (GAL) e das redes territoriais de Espanha, França e Portugal participaram em reuniões, workshops e visitas a projetos LEADER e trocaram propostas e soluções para realçar a importância das regiões ultraperiféricas para o futuro da União Europeia. Entre as principais conclusões dos trabalhos destaca-se o claro empenho destes territórios em ter papel mais importante nas instituições da União Europeia. Todos os territórios envolvidos concordaram com a criação de uma rede de Grupos de Ação Local LEADER das RUP, com o objetivo de estabelecer sinergias entre os diferentes territórios, colaborar na implementação de diferentes iniciativas e capitalizar a utilização dos fundos comunitários.
Secundino Caso, presidente da REDR, abriu os trabalhos, juntamente com o Diretor-Geral de Agricultura do Governo das Canárias, Javier Gutiérrez Taño, e o presidente da ADER La Palma, Luis Vicente Martín de Paz.
A delegação internacional visitou diferentes projetos promovidos na ilha graças ao financiamento LEADER gerido pela ADER La Palma. Entre eles, o centro de visitantes do vulcão de San Antonio, a adega Teneguía, que trabalha com diferentes castas de La Palma e as salinas de Fuencaliente, a Ecofinca Nogales, uma quinta em produção biológica e a rede de compostagem La Palma Orgánica, um projeto pioneiro na ilha, com possibilidades de transferência para outros territórios.
A delegação integrou representantes da Federação Minha Terra e do GAL ACAPORAMA da Região Autónoma da Madeira.
O projeto DROM é apoiado pelo programa Erasmus+ e promovido pela Associação LEADER France, a Federação Minha Terra, a Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR), em conjunto com os Grupos de Ação Local das regiões ultraperiféricas da União Europeia.
No quadro do projeto decorreu em abril a primeira atividade de mobilidade, à ilha da Reunião, departamento ultramarino francês, estando ainda prevista mais uma deslocação, ao arquipélago dos Açores até ao final de 2024.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]