Fev. 2006
O concelho de Montemor-o-Velho vai dar a provar o gostoso arroz do Baixo Mondego na Loja Portugal Rural, no dia 2 de Março (quinta-feira). A partir das 11 horas da manhã, começam os preparativos para um almoço onde não faltam iguarias típicas da região, como o muito apreciado arroz de lampreia, os pastéis de Tentúgal, as barrigas de freira e as queijadas de Pereira.
A iniciativa serve também para divulgar a 4ª Edição do Festival do Arroz e da Lampreia, que decorrerá no concelho de Montemor-o-Velho, entre os dias 10 e 19 de Março, com o apoio da Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO). Estarão por isso presentes na Loja Portugal Rural alguns dos participantes neste festival, nomeadamente representantes da doçaria, da gastronomia e do artesanato locais.
De grão longo e arredondado, o arroz carolino da região do Vale do Baixo Mondego adequa-se como nenhum outro à gastronomia tradicional, mas também à culinária inovadora. Tanto se cozinha solto como malandrinho, em pratos elaborados ou em sobremesas, uma vez que adquire facilmente os sabores e os aromas de outros ingredientes.
O arroz carolino é o mais consumido em Portugal. Aliás os portugueses são os maiores apreciadores de arroz da Europa: 15 quilos por pessoa contra três nos restantes países europeus. O arroz carolino contém menor quantidade de amilose do que o agulha, o que faz com que seja mais pastoso depois de cozido. É também menos refinado, por isso, mais nutritivo do que o arroz longo.
Em Portugal, produz-se arroz nos vales do Mondego (em cerca de seis mil hectares), do Tejo e do Sado (perto de dez mil hectares em cada uma destas regiões).
Loja Portugal Rural
Rua Saraiva de Carvalho, 115
1250-245 Lisboa
Tel. 21 395 88 89
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]