2017-05-03
Como sensibilizar produtores e agentes turísticos para a importância da internacionalização? Qual é a melhor forma de adaptar o negócio para responder ao desafio do mercado externo? As respostas a estas e outras perguntas são essenciais para as Pequenas e Médias Empresas (PME) darem o salto para outra dimensão do negócio. Em resposta ou em previsão desta necessidade, a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior – TAGUS concebeu um projeto dirigido a PME dos setores agro-alimentar e turístico de Abrantes, Constância e Sardoal.
Público não faltou no dia 21 de abril, quando a TAGUS, secundada pela AICEP – Portugal Global Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pelo Turismo do Centro de Portugal, apresentou às 30 PME presentes no Parque Tejo o seu projeto de formação-ação.
Inserido no Sistema de Incentivos "Qualificação das PME" – Formação-Acção, financiado pelo Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE), e enquadrado no COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI), o projeto divide-se em quatro fases: diagnóstico e definição do plano de acção para cada PME; formação em sala para dois a três colaboradores por empresa; implementação do plano de acção; e avaliação. O projeto tem um investimento de cerca 124 mil euros, dos quais 85 mil euros são comparticipados pelo FSE.
A TAGUS espera assim aumentar não só a qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, como também a capacidade de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação.
Para os produtores agro-alimentares, empresas de alojamento, de restauração e de animação turística de Abrantes, Constância e Sardoal, interessados em aderir a esta iniciativa, contactar a TAGUS, através do e-mail: tagus@tagus-ri.pt ou do telefone: 241 106 000.
Mais informações aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]