2025-01-21
O projeto “Abordagem LEADER - Modelos de Governança e seu Impacto nos Territórios" investiga o trabalho da ADRIMAG, associação fundada em 1991 em Arouca, que impulsionou o desenvolvimento sustentável em seis municípios das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira. Com base na Abordagem LEADER, a ADRIMAG foi decisiva para a criação do Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO, e da marca Montanhas Mágicas. O seu modelo de governança promoveu o turismo, a economia local e a identidade territorial, tornando a região um destino turístico de destaque.
No âmbito do projeto “Abordagem LEADER - Modelos de Governança e seu Impacto nos Territórios”, em curso no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC Lisboa), tem sido realizada uma investigação sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural (ADL) ADRIMAG, sediada em Arouca, que iniciou a sua atividade em 1991. Este estudo está inserido na Cátedra UNESCO “A cidade que educa e transforma”, especificamente no Grupo de Trabalho 4 (GT4): Participação, Organização, Gestão e Desenvolvimento Local (mais informações em GT4) (https://unitwin.iseclisboa.pt/gt4.html).
As Serras do Montemuro, Arada e Gralheira deram nome à ADRIMAG, cuja atuação abrange um território rural composto por seis municípios: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Criada para gerir o Programa de Iniciativa Comunitária LEADER I, a ADRIMAG tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento deste território, que possui um extraordinário potencial endógeno.
Neste cenário, convergiram fatores essenciais para transformar a região num destino turístico de referência: a riqueza do património geológico, o conhecimento local e, claro, a atuação da ADRIMAG. A partir da aplicação da Abordagem LEADER, nasceu o Arouca Geopark, reconhecido como Património da UNESCO. O Geopark reúne 41 geossítios, incluindo atrações como as famosas Pedras Parideiras, a imponente Cascata das Aguieiras, que cai para o rio Paiva numa sucessão de desníveis, e a espetacular ponte pedonal suspensa Ponte 516 Arouca, a mais recente atração dos Passadiços do Paiva. Outros destaques incluem os fósseis de trilobites, que atraem turistas e investigadores de todo o mundo.
Como parte da investigação em curso no projeto “Abordagem LEADER - Modelos de Governança e seu Impacto nos Territórios”, foi feita uma visita a Arouca e realizadas entrevistas com diversos atores locais: diretores de hotéis, proprietários de restaurantes, responsáveis por associações culturais, funcionários de museus, artesãos e empresários do comércio local. Em cada encontro, o Arouca Geopark e o Centro QUALIFICA foram mencionados como referências marcantes, associadas à ADRIMAG e ao impacto positivo do seu trabalho no território. De acordo com os entrevistados, a ADRIMAG foi fundamental para consolidar Arouca como um destino turístico, ampliando significativamente a oferta em áreas como alojamento, restauração, atividades turísticas, turismo de natureza e artesanato. Para além do impacto na indústria local coma captação de investimento estrangeiro e criação de postos de trabalho.
As serras que deram o nome à ADRIMAG receberam em troca uma identidade única: Montanhas Mágicas, marca registada que simboliza o encanto da região.
Ao vivenciar a magia dessas “montanhas mágicas”, pudemos perceber a dimensão do impacto da Abordagem LEADER. Desde a sua fundação, em 1991, quando a ADRIMAG era composta por apenas 11 mulheres, até hoje, com mais de 50 associados públicos e privados, representando diversos setores de atividade, a associação tem sido uma força motriz do desenvolvimento sustentável. Embora atualmente a Abordagem LEADER represente apenas 20% dos programas de financiamento na região, foi essa ferramenta que possibilitou a transformação deste território rural num modelo de desenvolvimento sustentável.
Autoras:
Elizete Jardim, Madalena Corte-Real, Ana Paula Oliveira
Artigo publicado originalmente no n.º 468 da revista Gazeta Rural, disponível em: Gazeta Rural - n.º 468 - 15 de janeiro de 2025
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]