Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega
Morada: Av. da Cooperação - Parque Empresarial - Edifício INDITRANS - Lote A1 nº 2 5400 673 Outeiro Seco - Chaves
Tel.: +351 276 340 920 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: geral@adrat.pt
Site: www.adrat.pt
Território: Alto Tâmega
Área: 2.699 Km2
População: 85.096 hab.
Densidade populacional: 36 hab./Km2
Alto Tâmega
O Alto Tâmega situa-se na região do Alto Trás-os-Montes, fazendo fronteira a norte com a Galiza (Espanha), a sul com o agrupamento de municípios do Vale do Douro Norte, a este com a Terra Fria e Terra Quente Transmontana e a oeste com municípios dos agrupamentos do Vale do Lima, Alto Cávado e Alto Ave.
O território de intervenção do GAL ADRAT – compreendendo os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – embora seja considerado uma região de montanha, possui vales extensos e zonas de planície, como o planalto Barrosão.
O eixo central do Alto Tâmega é a denominada zona verde formada pelas veigas de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, rica em solos com excelente capacidade agrícola. A poente, uma zona de planalto (concelhos de Boticas e Montalegre), com boa aptidão para pastagens e cereais, e uma zona de montanha, mais vocacionada para a atividade florestal.
À semelhança de outras regiões do país, o território caracteriza-se por um povoamento concentrado nas sedes dos municípios, sendo o aglomerado populacional de maior importância a cidade de Chaves.
A par da atividade agrícola, que assume um peso decisivo na empregabilidade da região, o Alto Tâmega regista uma boa preservação do património ambiental, alicerçada na presença de três espaços protegidos: a Zona Ecológica das Margens do Rio Tâmega, o Parque Natural do Alvão e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Aliada à riqueza natural e paisagística, sobressai o enorme capital aquífero da região, com elevado potencial turístico. Além das águas para consumo, destacam-se as estâncias termais de Chaves, Vidago, Carvalhelhos e Pedras Salgadas. A água é, aliás, indissociável da história da região.
A famosa posta barrosã é um dos ex-líbris da gastronomia do Alto Tâmega, à qual se pode juntar o rico fumeiro, o tradicional folar e a aguardente de mel.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]