2013-02-26
Lisboa, 27 de fevereiro a 3 de março 2013
À semelhança de anteriores edições, as ADL voltam a marcar presença na Feira Internacional de Turismo, como forma de divulgar e promover o potencial turístico dos seus territórios.
A ADIBER irá, mais uma vez, participar em parceria com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, procurando afirmar a Beira Serra como um destino turístico de referência e qualidade no contexto nacional.
Ao longo dos cinco dias do certame estão previstos vários momentos de animação com mostras e degustações de produtos locais no espaço Beira Serra (stand B04, Pavilhão 2).
A presença das associações APRODER e CHARNECA na BTL 2013, enquadrada no projeto de cooperação LEADER «Ribatejo - Promover para Vender», tem por principal objetivo divulgar e promover o património natural e cultural dos concelhos abrangidos por ambos os territórios.
Os parceiros nacionais do projeto de cooperação LEADER "Tejo Vivo" (TAGUS, ADIRN, ADRACES, APRODER, LEADERSOR e PINHAL MAIOR) vão marcar presença na BTL, através de um stand que irá destacar o que de melhor se pode encontrar junto ao rio Tejo: tradições, produtos locais, gastronomia.
A participação do Baixo Guadiana é assegurada pela parceria das associações Terras do Baixo Guadiana e Odiana que nos últimos anos têm apostado numa forte promoção turística do território.
O rio Guadiana, as praias, os produtos da gastronomia tradicional, a avifauna, a flora o artesanato, a riqueza arqueológica e arquitetónica e os diversos nichos turísticos presentes - sol e mar, natureza, rural, patrimonial, cultural e gastronómico - vão ser fortemente promovidos na BTL.
Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António vão ainda fazer parte do «Espaço Algarve» que junta no mesmo pavilhão o Turismo do Algarve e os restantes municípios algarvios.
A Associação Terras de Sicó estará, mais uma vez, representada no stand VILLA SICÓ (D04, Pavilhão 2), projeto PROVERE da Região Centro.
A cerimónia de inauguração do stand está prevista para o dia 28 de fevereiro, às 16h.
O programa da Terras de Sicó na BTL prevê ainda, de seguida, a apresentação do portal VILLA SICÓ, do projeto de visita virtual aos espaços da romanização VILLA SICÓ e do spot televisivo VILLA SICÓ. O espaço será animado com o grupo VIVARTE e não faltarão provas dos produtos da Serra de Sicó.
Ano após ano, e depois de 24 edições, a BTL continua a ser o espaço de eleição para os profissionais ligados à área turística e o maior evento do sector turístico realizado em Portugal.
A 25ª BTL dá grande destaque ao turismo religioso e ao golfe. O destino nacional convidado é o Turismo Centro de Portugal.
A BTL acontece na FIL (Feira Internacional e Lisboa), no Parque das Nações, de 27 de fevereiro a 3 de março. Quarta a sexta das 10h às 20h. Dia 1 março 18h às 23h. Sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 20h.
Dias 27 e 28 de fevereiro apenas para profissionais.
Sítio ofícial http://www.btl.fil.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]