2013-01-02
Tomada de posse, 10 de janeiro, em Góis
Miguel Ventura foi reeleito para a presidência da ADIBER. O plano proposto para os próximos dois anos reafirma a vontade da associação em "combater a resignação e o pessimismo, continuando a bater-se por uma região coesa, unida e empreendedora".
Na Assembleia-geral, realizada dia 28 de dezembro, Miguel Ventura referiu que «o plano proposto representa a vontade e o querer da Direção da ADIBER em dar continuidade e aprofundar os valores e princípios sob os quais sempre norteou a sua atividade e através dos quais tem sido possível concretizar um projeto de desenvolvimento local na Beira Serra.»
Nos próximos dois anos, a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra não pretende apenas dar sequência ao trabalho iniciado em anos anteriores, mas «cumprir com o que foram algumas das conclusões do III Congresso da Beira Serra, realizado em outubro de 2012 em Arganil.
«As pessoas e o potencial humano continuarão a estar no centro das prioridades da ADIBER, sendo fundamental que estas possam usufruir das oportunidades existentes, através das quais possam ver melhorada a sua qualidade de vida e o seu bem-estar, condições essenciais para promover a sua fixação neste território. «
A ADIBER quer «contribuir para reforçar a coesão e a união entre os municípios que integram este território, explorando o potencial que os mesmos possuem, através da experiência e cumplicidades já adquiridas, que tão bons resultados têm apresentado. Através desta articulação, que colocou a região a falar a uma só voz, tem sido possível aumentar a escala e o seu poder reivindicativo, com as vantagens daí decorrentes ao se darem fundamentos para a obtenção de meios suplementares, essenciais à satisfação das necessidades das populações locais.»
O ano de 2013 deverá ficar marcado pela preparação do novo Quadro Estratégico Comum 2014-2020 e pela resposta da Beira Serra aos desafios colocados pela União Europeia, para promoção do Desenvolvimento Rural, no que se refere à aplicação da metodologia LEADER, agora através da abordagem denominada «Desenvolvimento Promovido pelas Comunidades Locais».
«Temos consciência de que o momento atual não é o mais favorável, as necessidades aumentam nestas circunstâncias e os meios disponibilizados para a sua satisfação reduzem proporcionalmente, o que implicará o exercício de uma gestão ainda mais rigorosa, de modo a que os efeitos decorrentes das maiores dificuldades possam ser minimizados."
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]