2012-12-18
2012
A cerimónia de entrega de contratos aos promotores com projetos aprovados no âmbito do 2º concurso LEADER, realizada a 13 de dezembro, contou com a presença da Gestora do PRODER.
A participação da Gestora na cerimónia, realizada no H2otel, em Unhais da Serra, deveu-se - segundo a ADERES - ao bom desempenho do GAL, não obstante o arranque tardio na execução da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD).
Gabriela Ventura garantiu que irá acelerar os processos de aprovação da reprogramação financeira da ELD, com vista à abertura do 3º Aviso de Concurso, podendo o GAL ADERES vir a ser ainda contemplado com a 2ª Reserva de Eficiência.
O presidente da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul, José Armando Serra dos Reis, sublinhou que apesar de ter começado tardiamente a execução da ELD o GAL ADERES encontra-se quase no meio da tabela da execução, aproximando-se dos 30 por cento.
Deixando um forte apelo aos beneficiários para apresentarem pedidos de pagamento, José Armando Serra dos Reis referiu-se à fragilidade do tecido económico do território - eminentemente rural -, que se traduz na baixa percentagem de projetos de criação e desenvolvimento de microempresas e, consequentemente, na taxa de execução do GAL.
«Os serviços sociais, outros serviços de proximidade e o turismo são e serão apostas nossas no futuro», disse o presidente da ADERES, relembrando que o GAL atingiu logo no primeiro concurso 100 por cento de compromisso na ação 3.2.2 Serviços básicos para a população rural.
O facto de o GAL ter esgotado a verba disponível nesta ação no primeiro concurso, impossibilitando a sua reabertura, justifica o reduzido número de novos postos de trabalho neste segundo concurso, no âmbito do qual foram aprovados 18 projetos, num investimento total de 1,5 milhões de euros.
Na soma dos dois concursos, o GAL ADERES já aprovou 45 projetos, que representam 5,2 milhões de euros de investimento total, 3,1 milhões dos quais de apoio público, e 44 novos postos de trabalho no território Estrela-Sul, que abrange 25 freguesias rurais dos concelhos de Covilhã (12), Fundão (6) e Castelo Branco (7).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]