AD ELO inaugura "Central de Autoconsumo / Mobilidade O"

2024-03-27

A AD ELO inaugurou a 25 de março, na sua sede em Cantanhede, a "Central de Autoconsumo / Mobilidade 0" realizando um investimento expressivo em energias renováveis e mantendo-se na vanguarda da transição energética. A cerimónia simbólica, contou com a presença dos seus associados e dos Presidentes dos Municípios de Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mealhada e Penacova, e destacou a importância destes pequenos investimentos para o alcance dos resultados de transição energética que se defende em termos mundiais.

Com 106 painéis fotovoltaicos que consolidam diferentes tipologias de produção, a AD ELO tornou-se autossuficiente em energia elétrica. O investimento, que desde 2009 segue uma linha de continuidade, possibilitou à Associação atingir um saldo positivo nas emissões de CO2, sendo 100% Verde, 100% Renovável, 100% Sustentável.

Adicionalmente à produção de energia renovável a AD ELO tem vindo a investir na mobilidade 100% elétrica, reduzindo a pegada ecológica associada ao desenvolvimento da sua atividade. Sendo o carregamento das viaturas elétricas efetuado com a eletricidade renovável, que a AD ELO produz, esta ação está no caminho do conceito de "mobilidade custo 0" e "0 emissões de CO2".

Na vanguarda de soluções tecnológicas inovadoras a AD ELO foi pioneira na procura de conhecimento técnico especializado que se transformasse em respostas ambientalmente positivas e respondessem ao desafio da transição energética. A instalação dos sistemas fotovoltaicos permitiu produzir, de forma 100% renovável, mais de 400 MW de energia elétrica, registando-se uma redução de mais de 175 toneladas de emissão de CO2, atingindo-se assim o princípio da neutralidade carbónica alguns anos antes das metas estabelecidas para a Europa.

I14606-20240325X193539.JPG

A produção de energia elétrica de fonte renovável é hoje um dos vetores fundamentais para a redução do consumo de recursos fósseis e para a transição energética que se espera realizar na próxima década, sendo fundamental a participação de todos. O exemplo da AD ELO é um sinal de que de um nível micro é possível contribuir para um desígnio comum, nacional e mundial.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]