Acção de Formação: O Manual D3 para ser utilizado por Formadores/as e Consultores Especialistas

Jul. 2008

19 e 26 de Julho de 2008, Lisboa

O Projecto D3 organiza esta Acção de Formação, a realizar nos dias 19 e 26 de Julho de 2008 (sábados) das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 na FENACERCI em Lisboa, que se baseia num manual de suporte - o «Manual D3». Este Manual integra um pacote de soluções digitais de marketing e de gestão para organizações sem fins lucrativos, recorrendo a software open source (programas informáticos legais e gratuitos).

Enquadramento

O 3º Sector, muitas vezes também conhecido por Economia Social é composto por um conjunto muito variado de entidades, tais como IPSS Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Cooperativas, Fundações, Associações de Desenvolvimento Local, Colectividades. Estas entidades têm como denominador comum o facto de satisfazerem necessidades que o Estado e o Mercado não conseguem satisfazer e que estão ligadas ao apoio à deficiência, 3ª idade, crianças e jovens, formação profissional, emprego, desenvolvimento local, cultura, lazer e desporto, ambiente e património, grupos sociais desfavorecidos.

As organizações do 3º Sector, tal como qualquer outro tipo de organização, têm problemas ou situações que podem melhorar ao nível da sua gestão e comunicação e as TIC podem ajudar a resolver algumas situações. É neste contexto que foi desenvolvido o projecto D3 Digitalizar o 3º Sector e que resultou o Manual D3, com soluções digitais de marketing e gestão para organizações sem fins lucrativos. Este manual está disponível em http://d3.ipn.pt

Objectivos

No final da formação, os/as participantes serão capazes de utilizar o Manual D3, aplicando as ferramentas TIC propostas, tendo em vista a resolução de problemas de marketing e de gestão em organizações do 3º Sector. Em específico, os/as participantes na formação irão começar por consolidar o conceito de «organizações do 3º Sector», aprofundar a relação do Marketing com estas organizações e com a necessidade de elaborar um plano de comunicação organizacional prévio; seguidamente, irão aprofundar e debater os conteúdos técnicos relativamente: à construção de um web site utilizando o Joomla, à criação de blogs e utilização de wikis, ao uso eficiente do e-mail, à ferramenta RSS, à criação de podcasts, à gestão de projectos utilizando o Project Fork e à gestão documental utilizando o DOCman. Este debate será ilustrado através de casos já realizados em organizações do 3º Sector, que já incorporaram este tipo de soluções/ferramentas e através de experiências e situações concretas que os/as participantes coloquem.

Destinatários/as

Formadores/as, consultores/as ou técnicos/as, com competências TIC avançadas.

Conteúdos

Duração/Horas: 14

Módulos

1. Enquadramento sobre : organizações do 3º Sector, marketing e plano de comunicação organizacional

2. Como fazer um site na Internet

3. Como fazer um blog em cinco minutos

4. Como fazer um uso mais eficiente do e-mail

5. Como saber tudo o que se passa através da Internet

6. Como comunicar com entrevistas e filmes usando a Internet

7. Como fazer gestão de projectos

8. Como fazer gestão documental

Entidade Formadora: IPN Instituto Pedro Nunes, Coimbra, www.ipn.pt

Informações

IPN: Patrícia Luiz patricia@ipn.pt

Local

Sala de Formação da FENACERCI

Rua Padre Américo n.º 7-C, 1600 Lisboa

Pessoa de Contacto: Sónia Fontes, sónia.fontes@fenacerci.pt

Condições de Participação

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

A inscrição poderá efectuar-se brevmente on-line em http://d3.ipn.pt ou, desde já através das entidades parceiras do projecto, mediante o envio da respectiva ficha de inscrição.

As inscrições estão abertas até ao preenchimento dos lugares disponíveis para cada local de realização da Acção de Formação. As inscrições para além do n.º de lugares disponíveis serão consideradas como suplentes, podendo os/as suplentes ser contactados para participação em caso de desistência dos seleccionados.

A frequência completa ou com faltas no máximo até 5% da duração da acção (1 hora) confere direito a Certificado de Formação Profissional.

São critérios de selecção:

- adequação ao perfil de destinatários definido,

- possuir uma relação com o projecto (pertencer a uma das entidades da parceria, ser colaborador/a de uma das associadas das entidades parceiras, prestar serviços a uma entidade da parceria ou a entidade associada de uma das entidades parceiras),

- ordem de recepção da inscrição (data/hora),

- interesse e expectativas manifestadas.

Documentos Anexos:

Ficha de inscrição


Terra Viva 2019


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A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

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A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
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Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

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O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]