2021-02-15
A vice-presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, Dubravka Suica, realizou na semana passada uma visita virtual a Portugal para contactos com o Governo, a a Assembleia da República e organizações da sociedade civil.
No dia 11 de fevereiro, decorreu numa mesa redonda sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, onde a Comissária. Dubravka Šuica trocou impressões com membros de associações, universidades e redes relevantes, que contou com a participação da Federação Minha Terra.
A Comissária apresentou brevemente esta “iniciativa sobre uma visão ambiciosa de longo prazo para as zonas rurais, com o objetivo de desenvolver comunidades rurais inteligentes e prósperas até 2040” e que “será adotada em junho deste ano”.
Dubravka Šuica destacou alguns aspetos da Visão, nomeadamente que esta “não tem como objetivo propor um novo mecanismo de financiamento, mas sim aumentar as sinergias entre as políticas, financiamento e iniciativas existentes da EU, o que ajudará os intervenientes rurais a tirar o máximo partido do apoio da UE e combiná-lo com outros recursos públicos e privados. Referiu também que “é importante que a Visão considere as questões de governança e participação nos processos de tomada de decisão nas áreas rurais, para fazer com que a voz rural seja melhor ouvida no processo democrático”, assim como reconheceu que “existem diferenças notáveis nas zonas rurais da União”, o que “significa que as regiões e comunidades rurais devem dispor de meios para adaptar os instrumentos de política às suas necessidades e realizar ações adequadas às suas especificidades”.
A Federação Minha Terra focou a sua intervenção na necessidade uma abordagem abrangente às políticas de desenvolvimento rural, que não se pode limitar ao segundo pilar da PAC (Política Agrícola Comum) e que responda às diferentes necessidades e expetativas das comunidades e das pessoas que vivem e trabalham nos territórios rurais, destacando a experiência do LEADER/DLBC e dos Grupos de Ação Local em Portugal.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]