2010-11-19
Comunicação da Comissão Europeia (18/11/2010)
Dacian Ciolos, Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, no dircurso de apresentação da proposta da Comissão, afirmou que "Os programas de desenvolvimento rural - incluindo a abordagem LEADER - são o suporte flexível e complementar do Pilar 1. Temos que apoiar as iniciativas locais inovadoras."
Na sequência do debate público sobre o Futuro da PAC Pós-2013 e da Conferência sobre a PAC, a Comissão Europeia publicou a Comunicação ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social e ao Comité das Regiões intitulada 'A PAC no horizonte 2020: Alimentação, recursos naturais e territoriais - responder aos desafios do futuro'.
A comunicação apresenta três opções para o futuro da PAC, em resposta a grandes desafios:
1) corrigir as deficiências mais prementes da CAP com a introdução de alterações graduais;
2) tornar a CAP mais ecológica, justa, eficiente e eficaz;
3) abandonar progressivamente o apoio ao rendimento e as medidas de mercado e colocar a tónica nos objectivos relativos ao ambiente e às alterações climáticas.
Em qualquer das três opções, a Comissão prevê a manutenção do actual sistema de dois pilares - o 1.º Pilar (abrangendo os pagamentos directos e as medidas de mercado, em que as regras são claramente definidas a nível da UE) e o 2.º Pilar (compreendendo medidas plurianuais de desenvolvimento rural, em que o quadro de opções é estabelecido a nível da UE mas a escolha final dos regimes fica ao critério dos Estados-Membros ou das regiões mediante gestão conjunta).
Segundo a Comissão A integração da abordagem LEADER será aprofundada. Para maior eficácia, sugere-se a adopção de uma abordagem mais baseada nos resultados, eventualmente com objectivos quantificados.
Nota de Imprensa (PT) IP/10/1527, de 18 de Novembro de 2010
A Comissão Europeia prevê apresentar propostas legislativas formais em meados de 2011.
Mais informações
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]