2010-10-13
De 29 de Outubro a 1 de Novembro de 2010, na antiga Rodoviária, em Abrantes
O Centro Histórico de Abrantes vai receber a Feira Nacional de Doçaria Tradicional pelo nono ano consecutivo. Para esta edição a TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Abrantes prometem trazer à cidade florida a maior Palha de Abrantes jamais vista. O doce tradicional vai ser reproduzido num tamanho 100 vezes superior à sua dimensão real.
A maior Palha de Abrantes do país irá abrilhantar a inauguração do certame, no dia 29 de Outubro, preparada pelo doceiro Manuel Correia, que terá de empregar cerca de 720 ovos na confecção do doce conventual. Com o objectivo de «valorizar e promover a doçaria da região, utilizando um dos seus principais ícones», como explica o Técnico Coordenador da TAGUS, a organização pretende ainda superar o feito, no domingo, dia 31 de Outubro, exibindo uma Palha ainda maior, com cerca de um metro de diâmetro.
Mas as novidades da 9ª Feira de Doçaria Tradicional não ficam por aqui, na manhã sábado, dia 30 de Outubro, o certame traz um mercado de doces tradicionais ao Centro Histórico, que terá o intuito de «tentar descobrir os doces que se perderam ou caíram no esquecimento nos lugares de Abrantes, contando para isso com o apoio das associações e dos grupos etnográficos do concelho», explica Pedro Saraiva, Técnico Coordenador da TAGUS.
A tarde de 30 de Outubro é marcada por um programa dirigido às crianças, que conta com uma sessão de contos infantis, dinamizado pelo contador de histórias. «Faz & Conta», na sua caravana, recorre a ferramentas do teatro e da música para atrair a atenção dos mais pequenos. «Tosta-Mista, o Malabarista» promete também animar os pequenos visitantes, logo a seguir à actuação do ATL «O Pequeno Lavrador».
As noites de 29, 30 e 31 de Outubro serão dedicadas aos mais crescidos, com música para todos os gostos, animadas por grupos que trazem desde jazz, bossanova, e até mesmo música tradicional portuguesa à antiga Rodoviária de Abrantes.
Durante estes quatro dias de certame, haverá também duas exposições: uma mostra sobre a doçaria tradicional e conventual, com os utensílios utilizados na sua confecção, que funcionará na Assembleia de Abrantes; e a exposição do Palhinhas. O desafio lançado pela TAGUS ao pré-escolar e às escolas do 1ºciclo do Ensino Básico é de criar um conto sobre as aventuras da figura de Banda Desenhada, que personifica o doce Palha de Abrantes, tendo como cenário um local emblemático do concelho.
Esta edição da Feira de Doçaria Tradicional estende-se até ao «dia dos bolinhos», 1 de Novembro, reforçando a sua ligação a esta tradição das crianças pedirem bolos e doces de porta-a-porta.
A Feira de Doçaria Tradicional traz, novamente, a Abrantes doces, compotas e licores provenientes de Norte a Sul do País, tendo como uma das novidades deste ano os rebuçados de Portalegre. O certame junta ainda animação para diversos públicos, o que torna este evento ideal para encontrar os amigos e reunir a família.
Fonte: Nota de imprensa nº25|2010, TAGUS, 19.10.2010
Contactos
TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado
do Ribatejo Interior
Edifício INOV'POINT- Tecnopolo do Vale do Tejo, Rua José Dias Simão 2200-062 Alferrarede - ABRANTES
Tel. + 351 241 372 180; Fax.+351 241 331 610
E-mail: tagus@tagus-ri.pt
Site: www.tagus-ri.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]