2017-11-16
O período de candidatura da sétima eleição realizada em Portugal pela organização 7 Maravilhas de Portugal começa a 17 de novembro. A edição de 2018 quer promover a experiência genuína de comer e beber a uma mesa portuguesa.
As candidaturas a concurso vão ser “mesas”, num conceito alargado, incluindo os pratos, os vinhos, o pão, o azeite ou os queijos de uma região, e também o que pode ser vivenciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre.
Cada região vai eleger sete patrimónios, que compreendem comidas, vinhos e uma escolha na área do turismo. Cada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” candidata será composta por sete patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património da cada categoria: Gastronomia; Vinho e Azeites; e Roteiro Turístico.
Como nos anos anteriores, o processo começa com a votação de um painel de especialistas numa lista de candidaturas até chegar a uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Ao longo do concurso, um Conselho Científico vai ser responsável pelo acompanhamento e supervisão e a PwC pela auditoria à contagem dos votos.
As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada (incluindo restaurantes e unidades hoteleiras).
Este projeto conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
As candidaturas estão em abertas em 7maravilhas
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]