2017-03-20
Dia 14 de março terminou o prazo de submissão às 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Feitas as contas, há 446 candidaturas de 332 aldeias. A região mais representada, com 159 aldeias, é o Centro, e a categoria Aldeias Rurais recolhe o maior número de propostas. A partir desta semana e até 31 de março, o Painel de Especialistas vai ter de selecionar 49 aldeias pré-finalistas, que vão ser divulgadas a 7 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.
O processo de escolha das 49 aldeias vai ser auditado pela empresa de auditoria, consultoria e fiscalidade PwC Portugal, responsável pela análise e aperfeiçoamento do Regulamento, e garante, em última análise, da idoneidade e fiabilidade dos resultados do projeto.
O Painel de Especialistas convidado pela organização é constituído por um grupo alargado de sete elementos por região – historiadores, especialistas em conservação da natureza, jornalistas e especialistas em turismo. Organizado por regiões vai proceder ao voto secreto das sete melhores aldeias em cada uma das sete categorias, para obter no fim um total de 49 aldeias pré-finalistas.
Feita a votação dos peritos, o processo é auditado pela PwC e os resultados validados pelo Conselho Científico. O Conselho Científico, composto pelo Ministério da Agricultura, Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Turismo de Portugal, ICNF, Centro Nacional de Cultura, Associação Portugal Genial e Federação Minha Terra, é um órgão de apoio à organização. Cabe-lhe zelar pelos aspetos qualitativos do concurso e pelo desempate se for caso disso.
Os resultados da votação vão ser divulgados em conferência de imprensa, agendada para 7 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.
As 322 aldeias candidatas podem ser vistas na página de facebook das 7 Maravilhas.
Para mais informações: www.facebook.com/7maravilhas | www.7maravilhas.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]