2021-11-22
Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"
Testemunho de Jorge Rodrigues - ADIRN.
Trabalhar num Grupo de Ação Local é um desafio permanente, uma oportunidade de aprender continuamente e de contribuir para o desenvolvimento do território e das suas pessoas.
Sinto um privilégio enorme por pertencer à “família” LEADER desde o primeiro minuto. Como tal não poderia deixar de apresentar o meu testemunho neste momento em que se assinalam os 30 anos de implementação desta metodologia.
Refletindo sobre o longo percurso deste programa, gostaria de destacar as marcas que na minha opinião o tornam único, distinto e imprescindível:
As Pessoas
As pessoas no centro do processo de desenvolvimento. Os afetos, as emoções e a cumplicidade fazem parte da forma como se implementa uma estratégia local. O agente de desenvolvimento está próximo das pessoas, disponível, pensa com elas, contribui para a realização dos seus desafios, é cúmplice no sucesso!
As Ligações
Como é do conhecimento geral, LEADER, significa, Ligação Entre as Ações de Desenvolvimento da Economia Rural, esta componente inovadora à época, de procurar coerência e ligação entre os projetos, de aprovar projetos integrados numa estratégia, de criar e dinamizar redes colaborativas e também utilizar a cooperação para tornar os territórios mais eficazes. Juntos somos mais fortes.
Os Recursos Endógenos
A capacidade que as equipas técnicas motivadas e dedicadas têm de ativar, promover, valorizar os recursos de cada um dos territórios, criando formas inovadoras para ostornarem distintivos é de relevar. A forma como, mesmo com escassos recursos financeiros, os territórios teoricamente mais frágeis se apoderaram do seu destino e se afirmam cheios de orgulho e de personalidade, é de aplaudir.
Sem aplicação da metodologia LEADER certamente os territórios rurais estariam mais frágeis, mais longe da Europa, teríamos um país muito menos coeso e com acentuada assimetria.
Muito foi feito. Saliento a importância na aplicação de apoios no Turismo em Espaço Rural, na Animação Turística, na Valorização dos Produtos Locais e Artesanato, nos Pequenos Investimento Agrícolas, na Transformação e Produtos Agrícolas, os Apoios na Área Social, no Associativismo, na Conservação e Valorização das Aldeais e do Património Rural, na Preservação da Herança Cultural e Identitária, na Promoção e Dinamização Territorial. Sem LEADER não seria fácil, porque os GAL, através dos seus parceiros e dos técnicos da ETL estão ao lado das pessoas, ouvem e ajudam na procura das soluções.
Fazer parte deste programa deu-me a oportunidade de conhecer pessoas de excecional qualidade, quer intelectual, quer “fazedores”. Deu-me a oportunidade de aprender, de crescer, de perceber que só com dedicação, vocação e entrega se pode ser um verdadeiro Agente de Desenvolvimento.
Quero expressar a minha gratidão a todos que ao longo destes 30 anos foram um dos pilares bases do meu desenvolvimento pessoal e profissional e que pertencem ou pertenceram à “família” LEADER!
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]