2014-02-19
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar em reconhecimento da contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a erradicação da pobreza no mundo.
O principal objetivo passa por colocar a Agricultura Familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais de cada país, assinalando as ameaças e as oportunidades para promover uma mudança que conduza a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.
Com a celebração deste Ano Internacional pretende-se sensibilizar os governos e as sociedades para a importância da agricultura familiar na segurança alimentar e na produção de alimentos, sendo, portanto, necessário comunicar o papel socioeconómico, ambiental e cultural relevante que a agricultura familiar assume nos dias de hoje.
No seu discurso no lançamento do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), o diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, destacou o enorme potencial produtivo da agricultura familiar. “Ao optar por celebrar o AIAF, reconhecemos que os agricultores familiares são peças-chave para dar uma resposta à urgência que afronta o mundo hoje em dia: a melhoria da segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais”, afirmou.
Face à relevância deste modelo agrícola no nosso país, Portugal associou-se, por iniciativa do Ministério da Agricultura e do Mar, à comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, tendo para o efeito constituído uma Comissão de Honra e uma Comissão Executiva, para promover e acompanhar iniciativas da sociedade civil e de entidades oficiais. (ver caixa ao lado)
O lançamento do AIAF em Portugal realizou-se a 21 de fevereiro, na Assembleia da República. Integrando a comissão executiva da comemoração do AIAF, a Federação Minha Terra marcou presença na cerimónia de inauguração, a convite da Ministra da Agricultura e do Mar.
Saiba mais no site do Ano Internacional da Agricultura Familiar em Portugal.
Seminário Regional Norte “Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais”, UTAD, Vila Real, 30 de maio.
Seminário Regional Centro “Políticas para Sustentabilidade da Agricultura Familiar”, Escola Superior Agrária de Coimbra, 4 de junho.
Seminário Regional Algarve “Presente e futuro da agricultura familiar algarvia”, DRAP Algarve, 25 de junho.
Seminário Regional Regional Lisboa e Vale do Tejo “Agricultura familiar e fruticultura”, Alcobaça, 5 de julho.
Seminário Regional Alentejo “Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais”, Universidade de Évora, 9 de julho.
Seminários nos Açores Agricultura Familiar versus Agricultura Sustentável
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]