2012-04-03
De março a outubro 2012
Após o sucesso do programa-piloto, em 2011, a ELARD acredita que a iniciativa irá incentivar a cooperação transnacional e criar laços ainda mais fortes entre os GAL.
A ELARD diz que o primeiro intercâmbio de técnicos de GAL, organizado no Outono de 2011, ofereceu uma excelente oportunidade para aprender e obter uma nova perspetiva do trabalho dos GAL. Além disso, a maioria dos GAL que participaram no programa-piloto iniciaram ou decidiram iniciar novos projetos de cooperação.
Basicamente, a ELARD funciona como ponto de contacto ajudando os GAL a encontrar parceiros com interesses semelhantes.
O objetivo é promover a formação dos participantes, bem como a troca de experiências, know-how e novas ideias entre os GAL.
Os GAL são livres de definir a duração do intercâmbio de acordo com as suas necessidades e preferências. No entanto, a duração recomendada é de duas semanas. Sendo um intercâmbio, o GAL tanto envia como recebe um visitante.
As despesas são por conta dos GAL.
O primeiro passo é o preenchimento de uma ficha de identificação de parceiro. O que deve ser feito até dia 30 de abril.
O processo de identificação de parceiros será realizado pela ELARD entre abril e maio. Até ao final do mês de maio, a ELARD enviará para os GAL as propostas de parceiros.
Se a proposta for aceite, ambos os GAL podem entrar em contacto um com o outro, a fim de chegarem a acordo sobre o programa de intercâmbio a realizar e as questões práticas inerentes. Este processo vai levar algum tempo, por isso a ELARD desaconselha programas demasiado ambiciosos.
Os intercâmbios deverão acontecer entre junho e outubro de 2012.
Esta 2ª edição é reservada apenas a GAL que pertencem à ELARD.
Mais informações detalhadas sobre a iniciativa no site da ELARD, em http://www.elard.eu/en_GB/lag-staff-exchange-program
A ELARD - European LEADER Association for Rural Developement, criada em 1999, com o objectivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais e manter a sua população através de estratégias integradas de desenvolvimento local, implementadas no âmbito da Abordagem LEADER, representa mais de 620 GAL de 16 Estados-membros, quer através das suas redes nacionais quer como membros individuais. A MINHA TERRA é membro da ELARD.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]