2014-04-21
A parceria Tejo Vivo está a preparar a 1.ª edição da maior travessia Ibérica em BTT, ligando a nascente à foz do Tejo. 1.300 km divididos em 13 etapas que irão ser realizadas de 14 a 28 de junho.
O trajeto deste acontecimento de desporto aventura cruza a Península Ibérica no sentido Este-Oeste e será feito maioritariamente em terra. A organização aproveitou alguns caminhos rurais e estradas secundárias e definiu um percurso com vários single tracks em que os participantes seguirão orientados por GPS, em semi-autonomia e num prazo máximo de 12 horas por etapa.
A participação nesta 1ª Trans-Ibérica em BTT Tejo Vivo poderá ser de duas formas: travessia completa com mais de 1.200 km; por etapas, a organização permitirá a participação de mais 45 participantes em cada etapa a juntar aos 10 participantes que farão a Trans-Ibérica completa.
Etapas da Trans-Ibérica BTT Tajo/ Tejo Vivo (ver mapa anexo)
Mais informação e inscrições no site da TAGUS, aqui.
O Tajo/Tejo Vivo é um projeto de cooperação ibérica, apoiado pela abordagem LEADER do PRODER, assente numa estratégia comum, inovadora e sustentável, de forma a contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, e os afirme, como um destino turístico consolidado.
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as Associações de Desenvolvimento Local ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior. Do lado de Espanha, os parceiros são a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara, ADECOR – Oropesa, ADESVAL - Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte, coordenados pela ARACOVE - Aranjuez Comarca de Las Vegas.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]