2022-07-18
No fim-de-semana de 6 e 7 de agosto, as “Aldeias de Portugal “convidam a ir até à localidade de “Cabeça do Velho”, na Serra de São Brás de Alportel, para umas miniférias no mundo rural, onde não vai faltar o contacto com a natureza, cultura, gastronomia, saberes tradicionais e muita música.
A rede de Aldeias de Portugal tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial. Nas Aldeias do Algarve que se candidataram a esta rede, após meses de trabalho coordenado pela Associação In Loco, membro da Direção da Associação de Turismo de Aldeia (ATA) e envolvendo muitas outras entidades locais, eis que chegou o momento desta parceria convidar a comunidade e os visitantes para a primeira atividade na Serra de São Brás - “Férias na Aldeia” - na localidade de “Cabeça do Velho”.
A Serra de São Brás de Alportel é conhecida pelos trilhos ornitológicos, de fauna e flora, mas também pelas suas gentes hospitaleiras, que gostam de dar a conhecer o modo de vida das Aldeias e o que de melhor se faz na sua região.
No dia 6 de agosto, estas “Férias na Aldeia” iniciam-se às 16:30h com um “Piquenique na Sombra” junto a uma das ribeiras desta serra. Após esta receção, os participantes são convidados a fazer um pequeno e pausado percurso pedestres “Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão” (PR2 SBA), acompanhados por gentes da terra que conhecem este lugar como ninguém e os levarão até ao recinto da 30.ª “Festa de Verão da Cabeça do Velho” para uma atividade de descoberta da gastronomia local, o “Jante Connosco”, num ambiente familiar e festivo onde irá conhecer os sabores e saberes da comida típica da Serra. A festa continua pela noite com um baile tradicional, que apenas termina quando o cansaço assim o determinar, não obstante poderem ir até à zona de campismo para pernoitar.
O dia 7 de agosto inicia-se às 09:00h com um genuíno e indispensável “pequeno-almoço serrano” pois acreditamos que, após a festa do dia anterior e o acordar com o chilrear dos pássaros no meio da natureza, a fome vai apertar. As atividades continuam pela maravilhosa paisagem do sobreiral, de forma a dar a conhecer “de onde vem e para onde vai a cortiça” num percurso acompanhado. No final deste passeio, poderão participar num atelier onde irão “jogar as mãos à cortiça”. Iremos até ao lugar das Lajes, onde pelas ruas apertadas e sombras frondosas, esperam pelos convidados duas cozinheiras locais “de mão-cheia”, para um “Almoce Connosco”, para terminar estas “Férias na Aldeia” com um delicioso momento de partilha de cheiros, de sabores e (com certeza) de novas e longas amizades.
ALOJAMENTO (gratuito):
Possibilidade de campismo* e caravanismo** (limitado) nos dois dias de Festa no Recinto do Futebol Clube Cabeça do Velho com acesso a WC e balneários.
* caso não tenha a sua tenda, não perca a oportunidade e requisite uma
(caução 55€ - caso a tenda não seja devolvida como a recebeu, não devolvemos o valor da caução)
** local a definir.
Preço:
INSCRIÇÕES: Inscrição até dia 31 de julho diretamente através deste link: “Férias na Aldeia” , através do email aldeias@in-loco.pt, telefone +351 289840860 / 969 986 206 ou através das redes sociais dos responsáveis locais e da coorganização, onde deverá dizer o número de pessoas, idades, se tem alguma restrição alimentar e se necessita de tenda.”
O que levar: Água, protetor solar, repelente, roupa e calçado confortáveis e muita vontade de viver um fim-de-semana diferente, único e inesquecível na Serra de São Brás.
Responsável Local: Futebol Clube Cabeça do Velho
Coorganização: Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Associação In Loco, Associação Turismo de Aldeia, Grupo de Trabalho da Serra de São Brás.
A iniciativa “Aldeias de Portugal” é promovida pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, composta por várias Associações de Desenvolvimento Local de norte a sul de Portugal, que se juntaram, num esforço de cooperação em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, salvaguardando o estilo de vida das aldeias de Portugal.
A candidatura da “Serra de São Brás” às “Aldeias de Portugal” foi apresentada pelo Município de São Brás de Alportel, é coordenada pela Associação In Loco e está integrada no Projeto de cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pelo FEADER – Medida 10.3 do PDR2020.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]