2009-04-05
25 a 27 de Março de 2009, na ilha do Faial - Açores
O Projecto R.Au.L. - Rotas do Linho e Ouro, desenvolvido no âmbito da iniciativa EQUAL foi um dos estudos de caso apresentados no Congresso de Turismo Cultural organizado pela ADELIAÇOR, decorrido de 25 a 27 de Março de 2009 na ilha do Faial nos Açores.
Pretendeu-se com este Congresso proporcionar um espaço de reflexão, debate e troca de experiências sobre o Turismo Cultural, com vista à consolidação de uma estratégia baseada no turismo de qualidade, assente na herança cultural e patrimonial, enquanto instrumento eficaz de desenvolvimento territorial.
O evento reuniu mais de uma centena de participantes oriundos de entidades públicas e privadas directa e indirectamente ligadas ao turismo, associações de desenvolvimento local e regional, empresários, investigadores e publico em geral, que discutiram os temas do Turismo Cultural e Património, bem como a Animação e Promoção de Itinerários Turísticos Temáticos.
No primeiro dia do Congresso foi oficialmente lançada a brochura Produtos Tradicionais de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, produzida pela ADELIAÇOR durante o ano de 2008. O segundo dia foi dedicado a comunicações enquadradas na temática do Turismo Cultural e Património e o terceiro e ultimo dia foi dedicado ao tema dos Itinerários Turísticos Temáticos - Animação e Promoção, com comunicações durante o período da amanhã e apresentação de estudos de caso durante a tarde.
Projecto R.Au.L.- Rotas do Ouro e Linho
No âmbito da fase de disseminação do projecto projecto R.Au.L - Rotas do Ouro e Linho, financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, Tadeu Alves da ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (entidade interlocutora) apresentou ao Congresso o estudo de caso do projecto, focando as fases de desenvolvimento do projecto, as características do público-alvo e suas necessidades, as actividades desenvolvidas nas acções 1, 2 e 3 e respectivos parceiros. Apresentou ainda testemunhos de beneficiários do projecto e autores, bem como o Kit R.Au.L. com todas as ferramentas construídas e breve abordagem da aplicação informática.
Principais objectivos
- Revitalizar e modernizar a arte do linho e ouro, promovendo a qualificação dos artesãos com formação inovadora;
- Promover a transferência de saberes entre gerações, com recurso a formação ministrada preferencialmente por artesãos com experiência do saber-fazer;
- Criar uma estratégia de marketing para a promoção dos produtos tradicionais;
- Identificar e diagnosticar condicionantes do mercado, concebendo recursos para uma eficiente gestão;
- Introduzir novos designs e técnicas de utilização de fio de ouro nos trabalhos em linho, conciliando-os e promovendo a sustentabilidade das artes tradicionais;
- Sensibilizar os artesãos para o reconhecimento das suas artes, enquanto potencial turístico para o desenvolvimento da região e sustentabilidade das mesmas.
Produtos
1. Modelo Teórico-Prático R.Au.L - Metodologia de Promoção dos Produtos Tradicionais (em 4 suportes):
- Guia de Artesanato;
- Metodologia da Formação do Linho;
- Plano de Marketing;
- Kit «Tradição vs Inovação».
2. Modelo Teórico-Prático para a Criação de Rotas
No final do congresso, pelas 17h30, a equipa realizou uma sessão de disseminação com os vários congressistas interessados, numa sala multiusos do Teatro Faialense, onde estiveram presentes 26 pessoas. A equipa distribuiu pelos presentes o Kit RAuL caixa composta por cd»s e manuais das várias ferramentas de promoção e formação construídas ao longo do projecto, incluindo o CD de aplicação informática da Rota.
Nesta sessão, foi apresentado o conteúdo do Kit RAuL e foram abordadas mais pormenorizadamente as ferramentas de promoção, nomeadamente com a demonstração da aplicação informática da Rota do Linho e do Ouro.
Seguiu-se um debate focado nos impactos da criação da rota no aumento do número de visitantes da região e nos novos produtos desenvolvidos pelos artesãos como resultados da intercooperação e da formação desenvolvida pelo projecto.
Mais informações sobre o Projecto R.Au.L: www.rotasdolinhoeouro.com
Mais informações sobre o Congresso de Turismo Cultural: http://www.ctc.adeliacor.com
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]