Posição da ELARD sobre a PAC pós-2013

2010-07-30

A ELARD - Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (European Leader Association for Rural Development) apresentou a versão final do seu documento de posição sobre a reforma da PAC pós-2013.

A ELARD acredita que o LEADER não é simplesmente mais um programa da UE, mas uma solução para os problemas das zonas rurais na Europa. A este respeito, sustenta uma tomada de posição que é escrita do ponto de vista dos seus objectivos e as opiniões dos seus membros.

A ELARD - Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (European Leader Association for Rural Development) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1999, formada por Redes Nacionais de Desenvolvimento Rural de diferentes Estados membros da União Europeia agrupando Grupos de Acção Local que gerem as Iniciativas LEADER+ e/ou Programas Nacionais de Desenvolvimento Rural. A MINHA TERRA é membro da ELARD.

10. Mensagem da Presidência sobre a posição da ELARD sobre a reforma da PAC pós-2013

A importância do método LEADER no contexto da estratégia de desenvolvimento local é reconhecido por toda a Europa, e há muitos exemplos no âmbito da abordagem LEADER que mostram como as estratégias de desenvolvimento local podem ser desenvolvidas com financiamento do LEADER e como podem continuar a ter um impacto positivo impacto no próximo período de programação pós 2013.

Tendo como experiência três períodos de programação, a abordagem LEADER foi integrada actualmente na programação do desenvolvimento rural em geral. O impacto político do LEADER para o período de programação é fundamental para manter as competências que foram adquiridas durante os três anteriores iniciativas LEADER consecutivos, particularmente as que dizem respeito ao estabelecimento de parcerias locais, parcerias público-privadas, a cooperação e a inovação, melhoria da governança local. Nós acreditamos que só se os GAL tiverem uma determinada massa crítica e autonomia suficiente e se os financiamentos forem transferidos para o nível local, as suas acções poderão ser mais integradas e as suas acções podem ser mais integradas e »conjunto» e as pessoas locais e as organizações podem desfrutar de uma palavra a dizer na forma como todas as actividades e as despesas em dois pilares da Política Agrícola Comum devem ser priorizadas.

Neste contexto, é importante que todos os actores envolvidos na implementação do programa actual LEADER tenham essa herança do passado em conta, juntamente com as lições da experiência de integração em curso, a fim de contribuir para o futuro das áreas rurais gerando benefícios sustentáveis a partir do seu património natural e cultural.

As questões levantadas no âmbito da reforma da PAC são mais complexas e essenciais do que aquilo que o presente documento síntese reflecte. A ELARD gostaria de receber contributos de outras organizações, redes, agentes rurais e da Comissão nas próximas semanas para desenvolver as suas ideias sobre o futuro da abordagem LEADER numa reforma da Política Agrícola Comum.

Tradução livre do original em Inglês

Contactos

ELARD

Av. d» Auderghem 59 (bt3), 1040 Brussels, Belgium

Tel/Fax 0032 (0) 2 230 13 53

E-mail: elard@elard.eu

Site: www.elard.eu


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]