2016-06-08
A Minha Terra e os Grupos de Ação Local das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, participaram ontem, dia 7 de junho, num total de 40 promotores e agentes de desenvolvimento local, na Feira Nacional de Agricultura, dinamizando o espaço da Rede Rural Nacional no dia alusivo ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária / LEADER.
Demonstração e promoção de produtos agroalimentares das regiões foi uma das atividades mais importantes desenvolvidas na participação conjunta da federação e de 12 Grupos de Ação Local.
Vários produtos de qualidade locais foram promovidos no certame, desde bolas e folares, enchidos ou vinhos da região Norte, nomeadamente dos territórios do Vale do Sousa, Douro Superior, Terra Quente e Terra Fria Transmontana.
A região Centro, representada por 4 GAL promoveu, entre outros produtos, mel e licores da Beira Serra, queijadas, enchidos, queijo e laranja de Besteiros da região da Aguieira, Dão e Caramulo, cerveja artesanal e doçaria conventual da região de Coimbra e vinhos do Ribatejo Norte.
Vinhos, queijos, compotas e doces conventuais foram os produtos promovidos pelas regiões Saloia e península de Setúbal, através das associações A2S e ADREPES, em representação de Lisboa e Vale do Tejo.
O Alentejo, através da participação dos GAL Charneca e Monte, apresentaram vinhos regionais no certame de demonstração e promoção dos produtos agroalimentares das regiões.
Em simultâneo, foi realizada uma sessão informativa sobre a Plataforma "Produtos Tracionais Portugueses", uma parceria da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que se destina a facilitar o acesso ao património gastronómico e à sua difusão, como forma de promover a preservação e a transmissão do saber fazer tradicional, para produtos agrícolas, géneros alimentícios e pratos preparados.
O evento contou ainda com a visita do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que foi recebido no stand da Rede Rural Nacional, por Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra.
A Feira Nacional de Agricultura apresenta-se como o maior evento nacional do setor agrícola, promotor dos valores tradicionais e plataforma de divulgação de produtos de qualidade.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]