A sessão que teve lugar no dia 29 de Outubro de 2008, na AEP, destinou-se a apresentar publicamente o Projecto Q3, debater questões de relevo deste sector e prestar algumas informações práticas sobre o processo de candidatura e selecção, para participação neste processo de qualificação e melhoria.
O Q3 é um projecto nacional, que visa desenvolver as competências das pessoas e das organizações do 3º Sector, melhorando a qualidade das suas prestações, a eficácia da gestão e contribuindo para a sua competitividade e sustentabilidade.
O 3.º Sector tem uma importância social e económica fundamental na economia e na sociedade portuguesa: promove o desenvolvimento local, presta serviços de proximidade e cria emprego.
Em 2002, teve despesas que representavam 4,2% do PIB; envolve cercar de 250.000 trabalhadores, dos quais 70% são remunerados e 30% são voluntários.
Mas este é também um sector com debilidades, p.e., em termos de gestão, comunicação, liderança, estratégia, financiamento, equipamentos e instalações.
Estas debilidades podem ser colmatadas com um programa de apoio ao desenvolvimento organizacional e à qualificação, das pessoas, integrado medidas de formação e consultoria.
Por isso, criámos o Q3, que: é um projecto nacional, a executar nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, entre 2008 e 2010; envolvendo um total de 110 entidades do 3º Sector.
Cada entidade vai participar numa intervenção realizada de acordo com o Modelo de Intervenção Q3, que é a metodologia que já foi testada, com bons resultados, em 20 entidades do 3º Sector.
A intervenção passa por várias fases: recrutamento e selecção de entidades, realização de um diagnóstico, elaboração de um plano de desenvolvimento e implementação de medidas.
Tem uma duração de 9 meses a 1 ano, durante o qual se realizam (em média) 100 horas de consultoria e 240 horas de formação.
Requer a participação activa de toda a entidade intervencionada, dirigentes e colaboradores, nas várias fases da intervenção.
Todas as actividades são avaliadas externamente e validadas internamente.
Todos os intervenientes têm competências certificadas, para actuar de acordo com o Modelo, garantindo a qualidade e a eficácia da intervenção.
O Q3 está a ser dinamizado por uma parceria que inclui as seguintes entidades: AEP, CPCCRD, FENACERCI, IEBA, IN LOCO, IPN, MINHA TERRA e UTAD. Esta parceria congrega um conjunto de competências específicas e completares e já trabalha desde 2001 na criação de metodologias e programas de de qualificação do 3º sector.
O projecto tem o financiamento do POPH/3.1.2, MTSS e UE-FSE, pelo que a participação das entidades do 3º Sector não tem quaisquer custos.
As entidades que participarem no Q3 vão desenvolver as competências das pessoas e da própria organização, melhorando a qualidade das suas prestações, a eficácia da gestão e contribuindo para a competitividade e sustentabilidade.
Ao passar pelas várias fases da intervenção e através de acções de consultoria e medidas de formação, vai actuar-se sobre:
- as formas de organização e gestão,
- a cadeia de valor dos serviços,
- a integração das TIC,
- a melhoria de processos tendentes à certificação de qualidade,
- o desenvolvimento de competências internas: formação e desenvolvimento para dirigentes e formação específica para colaboradores/as,
- os modelos de cooperação inter-institucional.
No final da intervenção, estas entidades terão resolvido um conjunto de problemas, melhorado o seu desempenho e ficarão com competências para continuar a melhorar.
O Projecto Q3 - Qualificar o 3º Sector:
- é ADAPTADO à Economia Social
- foi TESTADO em entidades deste sector
- requer a PARTICIPAÇÃO activa de toda a entidade
- foi AVALIADO externamente e VALIDADO internamente
- recorre a intervenientes CERTIFICADOS, garantindo a qualidade e eficácia da intervenção
- é NACIONAL e vai ser executado localmente nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve
- DECORRE de 2008 a 2010 e vai intervencionar 110 entidades deste sector
Recomendamos a leitura atenta do documento das condições de participação e, para efeito de manifestação do v/ interesse agradecemos a devolução à MINHA TERRA da ficha de manifestação de interesse da entidade devidamente preenchida, dentro do prazo estabelecido, para o nº de fax 217819232, ou para o email: minhaterra@minhaterra.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]