2013-04-20
A este montante de ajuda pública, aprovado na reunião do Órgão de Gestão do GAL ADIBER, de 18 de abril, está associado um investimento total de 2,8 milhões de euros e a criação de mais de 50 novos postos de trabalho na região.
Esta decisão decorre dos pareceres favoráveis a 37 novos pedidos de apoio submetidos pelos promotores aos concursos abertos em 2012, nas várias ações que integram a Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD) definida para o território Beira Serra (concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua).
Os objetivos definidos na ELD da ADIBER ficam, assim, mais próximos de serem atingidos, já que fica comprometida cerca de 90 por cento da sua programação financeira global que ascende a mais de 6,2 milhões de euros, no que representa um significativo contributo para a afirmação da Beira Serra como um território competitivo, inovador e com qualidade de vida.
Para a ADIBER, «é o reconhecimento da capacidade empreendedora e do espírito inovador inato aos agentes económicos da Beira Serra, que estão disponíveis para ajudar o País a ultrapassar as dificuldades que atravessa, promovendo-se, deste modo, a coesão social da Região, através da fixação de população jovem e qualificada, atenuando os efeitos do seu acentuado nível de desertificação humana».
Segundo o presidente da ADIBER, Miguel Ventura, «o sucesso do Subprograma 3 do PRODER/Abordagem LEADER na Beira Serra, decorre ainda da excelente articulação mantida entre todos os parceiros que constituem o GAL, que têm prestado um apoio permanente aos desenvolvimento dos projetos, bem como ao trabalho de proximidade e ao acompanhamento efetuado pelos técnicos da associação com todos os beneficiários e com os potenciais promotores que procuram apoios para a concretização das suas ideias de negócio».
ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]