2015-03-11
Organizada pela DG MARE e a Unidade de Apoio da FARNET, dias 2 e 3 de março, em Bruxelas, ofereceu uma oportunidade para testemunhar em primeira mão os resultados de 42 projetos locais apoiados pelo Eixo 4 do Fundo Europeu das Pescas (PROMAR), quatro de Portugal, e explorar os novos desafios do DLBC nas comunidades costeiras e de pesca.
“O melhor peixe do mundo”, promovido pela empresa Fixe em casa, apoiado pelo Grupo de Ação Costeira (GAC) Além Tejo, através da ADREPES, foi um dos projetos portugueses apresentados na conferência, onde também foram promovidos projetos dos GAC Alto Minho (Vianapesca, colocação de produto de sucesso), Oeste (J.F. Mexilhões, uma nova vida como produtor aquícola), e Sotavento do Algarve (Nuno Russo, Aquisição e adaptação de embarcação de transporte de areia). O GAC Além Tejo, gerido pela ADL no Litoral Alentejano, conquistou o primeiro lugar no concurso de melhor vídeo, com o vídeo “Cabaz do Mar”, promovido pela TAIPA, sobre a comunidade piscatória de Azenha do Mar, em Odemira.
Foto: FARNET
Reunindo mais de 450 participantes de 27 países, em representação dos GAC, das autoridades de gestão, organizações de pesca, membros do Parlamento Europeu e representantes da Presidência do Conselho Europeu e da Comissão, a conferência visou a discussão dos resultados do PROMAR, implementado por 312 GAC entre 2007-2014, que apoiaram 9.500 projetos de desenvolvimento local na pesca e áreas costeiras em 21 Estados-membros, permitindo a criação de 8000 postos de trabalho e a manutenção de 12.500 postos de trabalho, de acordo com um estudo da DG MARE (Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas, da Comissão Europeia).
A conferência teve também por objetivo explorar os novos desafios e oportunidades desta abordagem, lançada em 2007 pela Comissão Europeia, agora alargada a todos os fundos estruturais e de investimento europeu no período 2014-2020, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).
A FARNET (Rede Europeia das Zonas de Pesca) disponibiliza na sua página na internet, aqui, toda a informação sobre o evento, nomeadamente, as comunicações (algumas já disponíveis), as fichas dos 42 projetos apresentados, vídeos premiados e uma galeria de imagens, com cerca de 500 fotografias da conferência.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]