2018-01-22
O Turismo de Portugal e os municípios da Covilhã, Idanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha celebraram cinco contratos com um financiamento global associado de cerca de 18,8 milhões de euros no âmbito do Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.
Criado há um ano, o Valorizar, que contempla quatro linhas de apoio distintas – Valorização Turística do Interior, Turismo Acessível, Projetos Wifi em Centros Históricos e Sustentabilidade, aprovou, por ora, cerca de 230 projetos, apoiados por Fundos Europeus através do Portugal 2020.
Na Covilhã, a Linha de Apoio ao Turismo Acessível aprovou um incentivo de 180 mil euros para um projeto que visa melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do Museu de Arte e Cultura. Concretamente, comporta a adaptação das infraestruturas, a aplicação de novas tecnologias para uma experiência multissensorial do espaço expositivo, a adaptação para Braille de dois guias, a criação de uma app, e a implementação de uma nova sinalética na cidade.
A expansão e modernização do alojamento turístico de tipo acampamento com glamour (glamping), da Serra da Gardunha, na aldeia de Alcongosta, no Fundão, foi objeto do contrato com um incentivo de 135 mil euros ao abrigo da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Idanha-a-Nova obteve a aprovação de um incentivo de 394 mil euros para afirmar Monsanto enquanto destino turístico qualificado e diferenciado, ajustado a uma procura turística exigente, abrangente e em crescimento. O projeto inclui um sistema inteligente de gestão do tráfego automóvel e do estacionamento que, entre outras funcionalidades, permitirá a gestão do estacionamento dentro da aldeia.
A Associação das Aldeias Históricas assinou dois contratos, um no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e outro da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi.
O primeiro diz respeito a um incentivo aprovado de 399 mil euros para desenvolver e promover a Grande Rota 22 das aldeias históricas com ações de promoção, sinalização e promoção da mobilidade interaldeia, de forma a capacitar esta rota para que possa responder a todas as necessidades de quem a percorre. A disponibilização de redes wi-fi de elevada qualidade nos centros históricos e nos espaços públicos de maior afluxo de turistas no conjunto das doze aldeias históricas conta com um incentivo aprovado de 650 mil euros.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]