AQUApaper convida a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode de canoa

2019-06-21

Uma espécie de caça ao tesouro de canoa é a forma mais simples de descrever o AQUApaper de Abrantes. Este evento único, organizado pela Câmara Municipal de Abrantes e a TAGUS – Associação para ao Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, que vai trazer mais de meia centena de pessoas a descobrir uma das mais belas Albufeiras do país, Castelo do Bode, decorre no próximo dia 29 de Junho, a partir da Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes.

Em equipas de dois elementos, os participantes percorrem o pequeno paraíso, de águas límpidas do Zêzere, de canoa e sob a orientação de um mapa. Pelo caminho respondem a questões sobre a região e de cultura geral, deparam-se com diferentes desafios e jogos de habilidade, com produtos e gastronomia regionais a complementar a viagem a Abrantes.

I13309-AQUAPAPER.JPG

A edição de 2019 deste evento, que soma já 15 desde 2002, além das divertidas surpresas, contará com a presença da atleta olímpica Francisca Laia que, uma vez mais, aceitou ser a madrinha desta aventura. A canoísta da Selecção Nacional e do Sporting Clube de Portugal é abrantina e abraça este evento lúdico de canoagem, que articula a metodologia da orientação e dos rallys paper, em que dará a partida e entregará os prémios. 

Sob o lema “divertir sem poluir”, a inscrição no evento tem o custo de 20 euros por elemento, que inclui seguro, equipamento, almoço e um delicioso lanche ajantarado, que termina com a entrega de cabazes de produtos locais para os primeiros classificados.

As inscrições foram abertas a 29 de Maio e cerca de uma semana depois já estavam esgotadas. Os participantes, como já vem sendo hábito, são maioritariamente provenientes da zona metropolitana de Lisboa. Também os residentes no concelho aderiram em peso, mas o número secundariza em relação aos vindos da capital. Nas equipas contabilizam-se elementos vindos de Mação, dos concelhos da Figueira da Foz e de Leiria e ainda do Porto e do Algarve. Esta adesão e diversificação das origens dos participantes vinca a relevância deste evento ímpar no país, como uma forma interessante de atrair visitantes à região. Mais informações sobre este evento em tagus@tagus-ri.pt.

Consulte o cartaz em anexo.

Documentos Anexos:

Cartaz AQUApaper


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]