Aprovado o plano de ação para 2024, novos associados e eleitos os órgãos sociais

2023-12-13

Na sessão plenária, realizada a 5 de dezembro de 2023 no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro da Lousã, decorreram as 43ª. Assembleia Geral Ordinária e 23ª. Assembleia Geral Extraordinária e da Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça. 

Na primeira, foi colocada à apreciação e aprovada, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para 2024 e ainda a integração de novos associados (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpins e Associação Vale do Xisto). 

Na segunda, proposta e aprovada a lista única candidata para o período de 2024/2025, a qual se assume como continuidade da equipa directiva da entidade. 

As sessões plenárias contaram com a presença de 27 entidades associadas (47% do quadro associativo). 

Relativamente ao Plano de Actividades para o ano de 2024, extenso e multifacetado, o mesmo vai ao encontro daquela que é a grande missão da Associação, nomeadamente focar-se na conceção, planificação e implementação de iniciativas e projectos que concorram para o desenvolvimento harmonioso do território de abrangência, os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. 

Da sua apreciação é possível apreender que prossegue um conjunto de actividades que são já o enfoque habitual da entidade, como é o caso da gestão do Parque de Máquinas Florestal e, na sua qualidade de GAL – Grupo de Acção Local - entidade credenciada para gestão de fundos públicos -, a implementação, execução e conclusão das medidas do PDR2020 e Regime de Transição, de apoio aos pequenos investimentos na agricultura, à diversificação da actividade agrícola, à transformação e comercialização dos produtos agrícolas, às cadeias curtas e mercados locais e à renovação de aldeias. 

Trata-se de um plano que prossegue, efectivamente. uma linha de continuidade nas suas principais componentes de actuação mas que - considerando a actual transição entre quadros de programação -  avança, simultaneamente,  para novas projecções ao abrigo da Estratégia de Desenvolvimento Local DUECEIRA2030 e o horizonte temporal coincidente com  período de programação 2023/2027 e que se espraia até 2030 na sua implementação, a qual foi aprovada em Julho último, pressupondo o desenvolvimento dos 4 eixos estratégicos da Estratégia Local: o Território, as Pessoas e Organizações, os Produtos Locais e Recursos Endógenos, a Iniciativa Local e Empreendedorismo. 

Para a sua prossecução importa sublinhar a vontade manifesta da Direcção em prosseguir no reforço da afirmação institucional da entidade, na sua consolidação organizacional, no seu reconhecimento e implantação no território, coadjuvada pela equipa de colaboradores da Associação, com a mobilização e suporte transversal do seu quadro associativo e parcerias instituídas. 

Numa conjuntura caracterizada pela instabilidade social e económica à escala nacional e mundial a qual, naturalmente, constrange o desenvolvimento sustentável dos territórios, empresas e instituições locais, propõe-se um plano que preconiza o equilíbrio e coerência das acções, perspectivando a captação de investimento, o estímulo à micro economia, o acompanhamento social em áreas vulneráveis, a preservação ambiental, identitária e o prestígio territorial, naturalmente em alinhamento com a Missão, Visão e Orientações Estratégicas da Associação.

No ano de 2024, o Plano vai ainda enfatizar-se num eixo de intervenção centrado na actualização e adequação organizacional alinhado com a clarificação de detalhes de programação associados aos fundos comunitários do Programa Portugal 2030 e com maior relevo do PEPAC – Programa Estratégico da Política Agrícola Comum (DLBC/LEADER) 

Projectos e iniciativas emblemáticas tais como:

  • O lançamento da 1ª fase do Roteiro Sentido das Terras da Chanfana;
  • A dinamização do ‘3C- Comercializar em Circuitos Curtos’ com a criação de Núcleos PROVE para escoamento das pequenas produções através do Cabaz das Terras da Chanfana e do ‘A Comer é que a Gente se Entende’ para valorização da Dieta Mediterrânica, Alimentação Sustentável e Combate ao Desperdício Alimentar;
  • A consolidação da Estrutura “6 em Rede” – Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica através do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e da Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares;
  • A abordagem para uma maior proximidade ao investimento local da Diáspora, entre outros,

constituem-se como espaços de oportunidade e trabalho em prol do território. 

Por último, foram também aprovada a integração de novos associados, concretamente a Associação Humanitária dos Bombeiros de Serpins e a Associação Vale do Xisto, passando o quadro associativo da Dueceira a integrar 64 Associados – entidades colectivas, públicas e privadas – de âmbito local e regional. 

Relativamente aos Órgãos Associativos da Dueceira 2024/2025, tomaram posse, os seguintes: 

ASSEMBLEIA GERAL

  • PRESIDENTE: Santa Casa da Misericórdia de Semide
  • 1º SECRETÁRIO: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
  • 2º SECRETÁRIO: Santa Casa da Misericórdia da Lousã 

CONSELHO FISCAL

  • PRESIDENTE: AEDP – Associação Empresarial de Poiares
  • SECRETÁRIO: ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
  • RELATOR: ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã 

DIRECÇÃO

  • PRESIDENTE: Município da Lousã
  • SECRETÁRIO: Município de Miranda do Corvo
  • TESOUREIRO: Município de Vila Nova de Poiares
  • VOGAL: Fundação ADFP
  • VOGAL: Município de Penela


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]