2024-04-01
Até às 17:00 de 30 de abril, a TAGUS vai estar a receber candidaturas com criações de obras artísticas, que utilizam as técnicas e as matérias-primas do artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal. A grande novidade, desta segunda edição “Do Artesanato Tradicional à Inovação”, é a abertura a participantes com mais de 22 anos.
Com prémios, que somam mais de 2.000 euros, o concurso de ideias da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, surge no âmbito do projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, e tem por objetivo a preservação do “saber fazer” destes três concelhos do Centro do País, através do aparecimento de propostas de peças diferenciadoras e adaptadas aos mercados atuais.
“Do Artesanato Tradicional à Inovação” lança o desafio a jovens, mas também a criativos maiores de 22 anos com uma categoria própria, que podem participar a título individual ou coletivo, até 4 elementos, desde que concorram dentro do mesmo escalão etário.
Os artistas interessados, residentes em Portugal, podem apresentar projetos em duas e/ou em três dimensões, acompanhados de memórias descritivas, que sejam inspirados nas peças de artesanato tradicional. De Abrantes, o tijolo burro artesanal, os registos do Pego, as seiras e os capachos. De Constância, bonecas de perna de cana e mobiliário em madeira e atabua. De Sardoal, leques de palha e malas de folha de Flandres.
As obras artísticas devem utilizar pelo menos uma técnica e uma matéria-prima destas artes e ofícios do Ribatejo Interior. E têm de ser entregues na TAGUS até às 17:00, de dia 30 de abril de 2024.
Haverá prémios para os três primeiros lugares de cada escalão etário (dos 15 aos 22 anos; com idade igual ou superior a 23 anos) e para cada categoria (2D e 3D). As 12 melhores propostas irão estar à votação pública, através da reação nas páginas das redes sociais Facebook e Instagram do AO.RI Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, entre os dias 3 e 19 de junho. Os prémios, que somam um valor total de 2.050 euros, traduzem-se em acesso a diversos equipamentos culturais ou de fruição turística.
Com este concurso, a TAGUS e os municípios envolvidos pretendem estimular a inovação, através da transformação criativa do artesanato, numa ótica de diferenciação adaptada às vivências atuais, além de preservar o “saber fazer”, as técnicas e os materiais tradicionais utilizados no Ribatejo Interior.
Consulte o regulamento completo disponibilizado no seu sítio na Internet (tagus-ri.pt) e esclareça as suas dúvidas pelo email tagus@tagus-ri.pt.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]