2022-12-02
Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"
Augusto Nogueira, PINHAL MAIOR
O poema de Almeida Garrett in Folhas Caídas, “Não te amo” pode ser interpretado, segundo os seus estudiosos, como um grito de libertação do sentimento que o consome. “Ai!
Não te amo, não, e só te quero!”, demonstra um estado de alma e um espírito conflituoso.
Peço que interiorizem este poema como o meu amor, incondicional e sereno, mas muitas vezes, qual mar encrespado e tumultuoso que dediquei e dedico em prol do desenvolvimento sustentável de todos os territórios de Baixa Densidade em Portugal e, além-mar….
Em Portugal, particularmente os territórios de objetivo 5b, os originais e genuínos do nosso LEADER!
Hoje, dirijo-me a estes territórios diamantes em bruto, de encantos mil e acolhedores em todos os sentidos e, repito em todos os sentidos com um grito de apreensão e concomitantemente de libertação….
Este grito de apreensão prende-se essencialmente com o que está a acontecer ao espírito LEADER, sinto-o a definhar e com ele os nossos territórios. Dizem-se coisas, dizem…que está doente! Diagnóstico?! Prescrição!? Hipocondríaco!? Mas porquê? Fez mal a alguém? Incomoda!
Perante estes factos não consigo, não posso, não podemos ficar pávidos e serenos!!!
A beleza e a força com que o LEADER me presenteou, ao moldar a minha perspetiva de desenvolvimento rural/local e regional fez-me um cidadão com mais sabedoria, mais dócil, mais empenhado, daqui o meu grito de libertação, tenho, temos que lutar pelo seu reconhecimento e defesa. A sua defesa, passa, também, pelo seu reforço de meios para melhor poder responder aos desafios hodiernos destes territórios.
Somos poucos nesta luta, luta que tem de ser clara e empenhada, não podemos desistir, abandonar o nosso Presidente LEADER.
O LEADER, para quem o conhece, é uma Estrela, e como tal tem luz própria! Mas, qual criação divina, necessita de pessoas para se revelar e ser compreendida e amada para mostrar todo o seu fulgor como exemplo do melhor instrumento ao serviço do desenvolvimento sustentável dos territórios de baixa densidade.
Por isso, ao longo das últimas três décadas, as ADL dizem estamos aqui e agora para demonstrarem aos céticos o valor do LEADER!
Apesar de todos os líderes políticos dissertarem acerca das virtudes do LEADER de maneira positiva e em alguns casos sublime, que deixam a minha alma encantada… mas, tudo me leva a crer que há um desfasamento entre o discurso e a realidade!
É com as “armas” do LEADER, pacíficas, mas incisivas / assertivas e com resultados que quero entrar/continuar nesta luta para que estes territórios se possam revelar a todas as comunidades humanas…
“O sonho comanda a vida”, já escreveu o poeta António Gedeão, deixem estes territórios sonhar, deixem-me sonhar, não cortem as asas a este maravilhoso mundo rural nem às ADL!
O mundo rural é um rio cristalino, onde todos se podem banhar de solidariedade, bondade, empenho, trabalho, sustentabilidade e acreditar que os nossos “gritos e lutas” são uma procura do bem comum.
Termino como comecei, citando Leonel Neves: “É preciso acreditar...” cantado nas baladas de Coimbra, magnificamente por Luís Goes - estou nesta onda, positiva, de alegria e, nunca esquecendo que: “o futuro é melhor que todo o passado “mais uma citação dos nossos sábios clássicos …
Voltando à Estrela que é o LEADER e, tendo em conta a época que se avizinha, não percamos de vista essa luz, que, vemos tanto mais quanto a nossa disponibilidade de ver, por isso, sem euforias, com passos firmes e decididos, cito Ortega Y Gasset “…o caminho faz-se caminhando”
Viva o LEADER!
Sejamos felizes!
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]